Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Coronavírus: Itália prorroga quarentena até o começo de maio

Praça da Espanha, em Roma

A decisão de adiar o fim da quarentena tem a ver diretamente com o número de casos que não para de subir

A Itália permanecerá em quarentena pelo menos até o dia 2 de maio. O confinamento em todo o país foi prorrogado nesta sexta-feira (3) pelo chefe da Defesa Civil da Itália, Angelo Borrelli, que exigiu a extensão do isolamento por mais três semanas para tentar conter o avanço do coronavírus (Covid-19). O país está em “preso em casa” desde o dia 9 de março e esperaria deixar isolamento social no próximo dia 13 de abril.

A decisão de adiar o fim da quarentena tem a ver diretamente com o número de casos que não para de subir. Já são mais de 115 mil infectados em toda a Itália, com quase 14 mil mortes. A curva de infectados sobe todos os dias. No dia 1° de abril, eram 110 mil. Este balanço ganhou quase 5 mil casos em apenas 24 horas, que agora já passam dos 115 mil. O momento adequado, portanto, para retomar as atividades poderia ser quando o número de novas infecções chegar perto de zero em todo o território.

Para especialistas italianos, não antes do período entre os dias 5 e 16 de maio. “Infelizmente não acredito que essa situação tenha passado até 1º de maio, precisamos ser extremamente rigorosos”, disse o chefe da Defesa Civil, em entrevista à rádio pública RAI 1. Para ele, os italianos terão que ficar em casa “por muitas semanas” ainda.

Receba nossas newsletters