Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Curitiba celebra eleição da Lonely Planet e prepara calendário intenso em 2025

Tatiana Turra Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba Curitiba celebra eleição da Lonely Planet e prepara calendário intenso em 2025

Tatiana Turra, Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (Natália Strucchi/M&E)

LONDRES – Durante a participação na WTM 2024, a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, comemorou a recente conquista da cidade: Curitiba foi eleita um dos destinos mais promissores do mundo para 2025, no ranking “Best Destinations 2025”, da Lonely Planet. “Fomos surpreendidos com essa seleção. Curitiba foi uma das dez cidades do mundo escolhidas, e isso é um grande reconhecimento do trabalho que a cidade tem feito para se posicionar como um destino turístico de destaque”, declara Tatiana.

Para ela, o prêmio reflete a transformação da cidade nos últimos anos. “Curitiba se reinventou, e hoje temos não só grandes atrações turísticas, mas também soluções urbanas inovadoras que se tornaram verdadeiros pontos de visitação”, afirma. Entre os destaques da cidade, ela menciona os museus e espaços culturais, como o Museu Oscar Niemeyer, considerado um dos 20 museus mais bonitos do mundo. “Temos uma agenda cultural intensa, com grandes concertos, festivais de música e teatro, e eventos que movimentam a cidade o ano todo”, conta.

Entre os destaques, a programação especial de Natal, que começa no dia 22 de novembro. Serão mais de 100 eventos espalhados pelos principais pontos turísticos da cidade, como os parques Barigui e Tanguá, o Jardim Botânico e o centro histórico. “Curitiba é a cidade com a maior programação de Natal do país, com atrações que vão até o dia 6 de janeiro”, explica Tatiana.

Turismo Corporativo e mercado internacional

Além do turismo cultural, Curitiba também se destaca como um polo de negócios e eventos. A cidade ocupa a terceira posição no Brasil em termos de turismo corporativo, recebendo grandes congressos e eventos internacionais. “Nossa estrutura para eventos é uma das melhores do país, e temos atraído não só turistas de lazer, mas também um público corporativo qualificado”, ressalta.

Quanto ao mercado internacional, o principal público de Curitiba vem da Argentina, além de turistas da Europa, especialmente da Alemanha e do Reino Unido. “A conectividade aérea com a América Latina e a Europa tem sido um diferencial para atrair turistas internacionais”, afirma Tatiana.

Conectividade aérea

A conectividade aérea tem sido uma das prioridades da gestão de Tatiana. Curitiba já ampliou suas opções de voos internacionais, incluindo novas rotas para Buenos Aires, Santiago e Lima, e a expectativa é de mais avanços. “Com a parceria com a CCR, conseguimos expandir a conectividade aérea para destinos importantes. Recentemente, tivemos a surpresa de ver o voo direto de Lima para Curitiba com a Latam totalmente lotado”, destaca.

Além disso, Tatiana falou sobre o futuro projeto de expansão do aeroporto da cidade, que incluirá a construção de uma nova pista, ampliando ainda mais as possibilidades de conexões internacionais. “A nova pista vai permitir voos diretos para mais destinos e melhorar ainda mais a conectividade de Curitiba com o mundo”, disse.

Cruzeiros

Curitiba também se beneficia do turismo de cruzeiros, com a temporada começando agora em Paranaguá, cidade que fica a menos de 40 km de Curitiba. “Os turistas que chegam a Paranaguá podem facilmente visitar Curitiba antes ou depois do cruzeiro, e estamos trabalhando para criar um circuito de integração com os mercados de turismo da América Latina”, explica Tatiana.

Ela também menciona o famoso passeio de trem pela Serra Verde, que atravessa uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica. “Esse passeio tem sido um grande destaque, e estamos desenvolvendo projetos para fomentar o turismo nessa região e atrair turistas internacionais”, afirma.

Capacitação 

A Escola de Turismo é um projeto que já capacitou mais de 5.000 pessoas. “A cidade é a nossa sala de aula. Os cursos acontecem em espaços públicos, como os parques e mercados municipais, e oferecemos cursos rápidos e práticos, com foco na formação de cozinheiros e outros profissionais que atendem os turistas”, explica Tatiana.

Ela também destaca a importância de cursos de idiomas, como o italiano, que é oferecido em parceria com os restaurantes da região de Santa Felicidade, famosa por sua gastronomia italiana. “Estamos capacitando profissionais para oferecer um atendimento de qualidade aos turistas e aproveitar ao máximo o potencial de Curitiba como destino turístico”, conclui.

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.