Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos

Curitiba é tema de enredo de Carnaval; veja outros destinos que já foram homenageados

Botanical Garden 4

Jardim Botânico de Curitiba será um dos carros alegóricos da escola

A cidade de Curitiba virou samba enredo no Carnaval 2017. A escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde, do Grupo Especial de São Paulo, levará para a avenida em 2017 a história do destino. Segundo Adonai Arruda Filho, presidente do Curitiba CVB, esta é uma excelente oportunidade de apresentar o destino ao público que assistirá o evento que será televisionado para 180 países.

“O Carnaval de São Paulo terá transmissão para todos esses países e para todo o Brasil. Além disso, participar do evento na capital paulista é muito significativo, pois o estado é o maior emissor de turistas para nossa cidade”, disse.

De acordo com Adonai, o enredo contará um pouco da história de Curitiba, desde sua colonização até os dias de hoje. “Os carros alegóricos serão representados por nossos principais atrativos como a Ópera de Arame e o Jardim Botânico”, antecipou.

Curitiba ainda trouxe um grupo de 150 pessoas da cidade que estarão neste sábado na Avenida para curtir o Carnaval. Alguns deles vieram somente para assistir, enquanto a maioria desfilará com a escola pelo Anhembi. “Os curitibanos estão orgulhosos e animados para essa homenagem”, finalizou.

Confira outros destinos que já foram tema de sambas-enredos:

Cidades:

Bahia
O estado já foi tema de samba enredo por diversas vezes. Este é com certeza um dos destinos mais representativos do Brasil e recebeu diversas homenagens no Carnaval. Entre elas estão:
1954 – Romaria a Bahia (Acadêmicos do Salgueiro – RJ)
1966 – Glória e Graça da Bahia (G.R.E.S. Império Serrano – RJ)
1969 – Bahia De Todos Os Deuses (Acadêmicos do Salgueiro – RJ)
1986 – Caymmi Mostra Ao Mundo o Que a Bahia e a Mangueira Tem (Estação Primeira de Mangueira – RJ)
1980 – O Que Que a Bahia (G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense – RJ)
2006 – Bahia de Todos Os Deuses (G.R.E.S. Tradição – RJ)

Poços de Caldas (MG)
Em 2006, a cidade mineira teve seus atrativos representados no enredo “Poços de Caldas Derrama Sobre a Terra Suas Águas Milagrosas: do Caos Inicial À Explosão da Vida, a Nave Mãe da Existência”, da escola de samba G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ).

Pernambuco
O estado de Pernambuco já foi contemplado mais de uma vez pelas escolas paulistanas. Em 2001, a G.R.E.S Unidos de São Lucas entrou na quadra com o enredo “Pernambuco, a garra do leão do norte”. Já em 2009, foi a vez da mancha verde G.R.C.E.S Mancha Verde, com o samba “Pernambuco: uma nação cultural!”

Pará
Em 2005, a G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé homenageou o estado do Pará, com o samba “Para, Heróica História de Nossa História, Berço Cultural de Nosso Povo”. O enredo fez referência à flora e fauna do local, além de suas belezas naturais.

Amazonas
O destino mais brasileiro está constantemente no ritmo da bateria e nas letras de samba-enredo. O Amazonas já foi entoado pela G.R.E.S. Portela, em 2002, com a música “Amazonas, esse desconhecido. Delírios e verdades do Eldorado Verde”; em 2004 pela G.R.E.S. Beija Flor de Nilópolis, com “Manõa, Manaus, Amazônia, Terra Santa: Alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz Manaus”; e em 2006, pela G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, com “Amazonas, o Eldorado é aqui”.

Países:

Marrocos
A G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel (RJ) criou para 2017 o samba enredo “As Mil e Uma Noites de Uma Mocidade Pra Lá de Marrakech”, que fala das belezas e mistérios dos destinos. A escola quer deixar uma mensagem de tolerância e respeito às diferenças.

México
O país latinoamericano foi contemplado duas vezes nos refrões de Carnaval. Em 2005, o país foi tema da S.E.S Imperador do Ipiranga México, com o samba-enredo “Uma Viagem Introdutória ao Paraíso dos Deuses!”. Em 2010, o país ganhou as ruas cariocas, sendo cantado pelos integrantes da G.R.E.S. Unidos do Viradouro, com a música “México: o paraíso das cores, sob o signo do Sol”.

Índia
A Índia também não perdeu a chance de divulgar seus atrativos. Em 2009, a agremiação paulistana G.R.E.S Pérola Negra fez o “Guiado por Surya pelos caminhos da Índia em busca da Pérola sagrada”. O samba abrangeu os mistérios da fé milenar, o sol do oriente, os templos e a magia do local.

Dubai
Em 2011, a G.R.C.E.S Gaviões da Fiel fez uma homenagem à Dubai, com o” Do mar das pérolas e das areias do deserto à cidade do futuro – Dubai, o sonho do Rei Maktoum”. A música conta sobre os tesouros de Dubai, com destaque para sua história, o ouro e a cultura.

França
Em 2009 a G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio fez o samba “Voilá, Caxias! Pra sempre liberté, egalité, fraternité. Merci beaucoup Brésil! Não tem de quê!”, que falou sobre a França, fazendo uma brincadeira dos costumes brasileiros com os franceses e clamando pela união, por causa do carnaval.

Inglaterra
A União da Ilha homenageou a Inglaterra em 2012. O enredo “De Londres ao Rio: Era uma vez uma… Ilha”, do carnavalesco Alex Souza. O samba enaltecia a história e os costumes ingleses e convidava as pessoas à visitarem o destino durante as Olimpíadas, que teve, em 2012, Londres como sede.

Outros destinos também já foram contemplados com sambas e tiveram destaque na avenida a exemplo de Angola, Brasília, Cubatão (SP), Espírito Santo, Florianópolis (SC), Goiás, Guarujá (SP), Itanhaém (SP), Itu (SP), Jagariúna (SP), Macapaba, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Ouro Preto (MG), Pantanal (MT), Petrópolis (RJ), Piauí, Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), São Bernardo (SP), São Vicente (SP) e Uberlândia (MG).

Receba nossas newsletters