Durante o Festuris 2024, em Gramado (RS), o governo de Neuquén, província localizada na Patagônia argentina, se reuniu com os principais operadores do Brasil para promover estratégias de comercialização para começar a atuar ainda mais dentro do mercado brasileiro.
“Estamos lançando o inverno de 2025 e apresentamos nosso produto estrela “La Nieve”, com experiências na natureza, nos lagos com os dinossauros, vinícolas e muito conteúdo”, disse Marina Gonzalez, diretora comercial da Neuquentur.
No inverno, Neuquén conta com centros de esqui na região andina, tendo a maior área esquiável da Argentina. Cerro Chapelco, em San Martín de los Andes é o mais conhecido. Vale ressaltar que 60% das estações de ski da Argentina se encontram dentro do estado de Neuquén. Inclusive, é possível esquiar em um vulcão que está ativo.
Já a capital, cidade de Neuquén, é um centro comercial e cultural em constante crescimento, conhecida por sua atividade petrolífera e seu desenvolvimento econômico.
“Neuquén oferece uma geografia que muda permanentemente. Em 100 km, você consegue estar dentro de um bosque, sair e ter uma região de lagos, e tem uma região enorme de bosques milenários. Quando você vai de uma cidade para outra, tudo que vai ser diferente. Então, a característica geográfica faz com que o visitante se interesse pelo destino, porque ele vai querer percorrer o estado inteiro”, enfatizou Fernando Musauer, comercial de Neuquentur no Brasil.
Brasileiros em Neuquén
O número de brasileiros que visitam Neuquén cresce a cada ano. Em 2023, foi registrado 27% de ocupação durante o período de inverno. Já este ano, a porcentagem subiu para 36% de visitantes brasileiros. “Quando ele descobre os vários pontos exóticos, a variedade de paisagens dentro do mesmo lugar, ele volta. Porque ele não consegue conhecer tudo de uma só vez”, contou Fernando.
Destinos turísticos de Neuquén
Entre os mais destacados estão San Martín de los Andes, às margens do Lago Lácar, e Villa La Angostura, localizado às margens do Lago Nahuel Huapi, ideais para atividades ao ar livre, e também o Parque Provincial Copahue-Caviahue, conhecido por suas termas de águas sulfurosas e pelo imponente vulcão Copahue. “Pessoas do mundo inteiro aproveitam essas termas naturais, que vêm do vulcão, porque a parte medicinal deixa a pele das pessoas mais jovens, tiram problemas de osso”, complementou Fernando.
“Neuquén é uma joia que o brasileiro está descobrindo”, finalizou Fernando.
Conexão aérea
O brasileiro pode chegar a Neuquén por três aeroportos argentinos: de Neuquén, de Chapelco, e pelo aeroporto internacional de Bariloche.