Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião

EDITORIAL – Transportando sonhos e esperança

Por Roy Taylor*

Não há dúvida que o Turismo foi uma das atividades econômicas mais afetadas pela crise causada pela pandemia da Covid-19. Companhias aéreas mantiveram suas aeronaves no chão, hotéis fecharam as portas e tudo mais que é ligado à nossa indústria foi afetado de uma forma profunda. No decorrer dos últimos meses vimos todo o esforço destas empresas para ajudar na retomada. Em especial as companhias aéreas – que prestam um serviço essencial ao País – e, mesmo com pouca demanda, não deixaram de voar.

A indústria do Turismo é responsável por aproximadamente 8% do PIB do Brasil e pela geração de 7 milhões de empregos. É muita coisa, embora ainda aquém de todo o potencial do País. Com estes números superlativos, o setor não poderia, de forma alguma, se furtar em contribuir com a nação para sairmos desta crise. E foi isso que as companhias aéreas nacionais anunciaram nos últimos dias.

Tão logo as notícias sobre o sucesso nos testes das vacinas começaram a surgir, Azul, Gol, Latam e Voepass foram a público oferecer os porões dos seus aviões para transportar e contribuir com a distribuição dos imunizantes. Elas, que estão acostumadas a levar os seus passageiros para a realização de viagens dos sonhos, carregarão agora a esperança de uma nação entre as suas cargas. A esperança de dias melhores, diminuição no número de mortes causadas pela Covid-19 e a volta aos poucos da vida normal é o que todos esperam.

Sabemos que, nos últimos meses, essas empresas sofreram muito. E ainda estão sofrendo. Uma demanda muito abaixo do que tinham, um número menor de voos e as tarifas médias mais baixas da história. E, com tudo isso para administrar, elas se colocam a serviço de 210 milhões de brasileiros.

Toda nossa admiração a esta atitude. Seria compreensível que neste momento estas empresas estivessem imersas na resolução dos seus próprios problemas, mas deixaram isso de lado e se colocaram à disposição do País. À disposição da saúde dos brasileiros. Sabemos que esta campanha de vacinação que se aproxima entrará para a história e, por meio das companhias aéreas, o Turismo dá a sua contribuição. Fato que nos deixa muito orgulhosos em fazer parte desta indústria. Nosso dever, aqui, é aplaudir esta iniciativa. Por enquanto, ainda de casa. E, se tudo der certo, muito em breve voando nas rotas da Azul, Gol, Latam e Voepass por este imenso Brasil.

*Roy Taylor é presidente do Mercado & Eventos

Receba nossas newsletters