LONDRES – Muito interesse mas pouca informação. É este o feedback recebido pelo Mato Grosso do Sul durante a WTM Londres. Visto como um dos principais destinos do Brasil em ecoturismo e turismo de aventura, o estado trabalha para atender às demandas de operadoras internacionais, trabalho que envolve não só os órgãos estaduais, como também todo o trade local. É o que afirma a gerente de Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Karla Cavalcanti, em entrevista ao M&E.
“Aqui na Europa este nicho de turismo de aventura e ecoturismo é muito buscado por quem viaja ao Brasil e o nosso produto é um dos favoritos. Os operadores já tem ideia dos nossos atrativos, mas tem essa dificuldade de encontrar esta informação de forma segura. Já estamos estudando o desenvolvimento de formatos de capacitação, como workshops internacionais e roadshows. Estamos conversando com as DMCs e entendendo o que elas querem”, destaca Karla Cavalcanti.
De acordo com a pesquisa trimestral de chegadas internacionais, o Reino Unido está entre os cinco principais mercados emissores de turistas internacionais, junto com França, Alemanha e Estados Unidos. De acordo com Karla, este interesse internacional já não se restringe somente ao Pantanal. Nesta linha, a Fundtur-MS já desenvolveu um portal com informações, treinamentos em vídeo e fotos em alta resolução. O material possui versões em inglês e espanhol e deve ser traduzido para outros idiomas nos próximos meses.
“Os operadores internacionais já estão indo além do Pantanal. Ouvimos muito sobre o interesse em Bonito. Queremos formatar produtos que unam essas diversas regiões e tornem outras mais conhecidas criando rotas, como por exemplo a da Serra da Bodoquena”, completa a gerente.
Participação na WTM
O Mato Grosso do Sul participa da WTM Londres no estande do Consórcio Brasil Central, que conta também com os estados de Distrito Federal, Maranhão, Goiás, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso. “Era um desejo antigo de todos os estados do consórcio de posicionar o ecoturismo do Brasil, diversificando esta imagem que vai além de sol e praia. O resultado está sendo muito positivo e encontramos interesses em comum, pois é muito mais fácil ser ouvido quando sete falam juntos do que um falando sozinho. Já estamos estudando outras ações conjuntas como esta”, completa a gerente de Mercado.
O M&E é media partner da WTM e viaja com apoio de Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA