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Destinos / Política

Embratur celebra dois anos como Agência de Promoção Internacional do Turismo

25_05_2022_fachada-Embratur

A mudança, que aconteceu em 2020, deu mais autonomia à Embratur para a atração de turistas estrangeiros a partir da captação de recursos privados

A Embratur completou dois anos como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. A mudança, que aconteceu em 2020, deu mais autonomia à Embratur para a atração de turistas estrangeiros a partir da captação de recursos privados. De lá para cá, a nova Agência encarou novos desafios e acumulou muitos resultados em sua missão de promover no exterior o Brasil, seus destinos e diversos atrativos

“Encaramos essa mudança temporária de missão e contamos com o apoio e a parceria do MTur até podermos voltar a atuar no exterior. Foi um período desafiador, mas de muito trabalho e resultados. Agora, estamos 100% focados novamente em apresentar as maravilhas do nosso país para os estrangeiros e ampliar cada vez mais o fluxo de viajantes que vêm conhecer o Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Durante este período, que durou até julho de 2021, a Embratur realizou duas campanhas nacionais. A primeira, “Ser Brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, focou em mostrar aos turistas do país a quantidade de atrativos próximos de casa. A atuação nacional também contou com a realização de quatro press trips com jornalistas e influenciadores pelos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

Retorno ao internacional

Diretor Presidente Silvio Nascimento (14)

Silvio Nascimento, presidente da Embratur

A partir de julho de 2021 a Embratur voltou seu foco para sua missão original, de promover o Brasil em outros países e atrair visitantes estrangeiros. Os Jogos Olímpicos de Tóquio marcaram o retorno para a promoção internacional. Com foco na divulgação do ecoturismo e na isenção de visto para os visitantes japoneses, a campanha teve 4,5 milhões de impactos entre julho e agosto na internet e em mídia exterior.

A Agência também voltou a participar de roadshows e esteve em oito países europeus – Portugal, Espanha, Alemanha, França, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Suécia. Foi lançado ainda o novo portal do visitbrasil.com, com novos recursos e layout. Pensando em inteligência turística, a Embratur investiu em ferramentas para divulgar o país no exterior com mais assertividade. Também foram realizados encontros de troca de experiências com o trade e entidades do setor.

Em parceria com as embaixadas brasileiras no exterior, a promoção em cidades como Madri, Montevidéu, Tel Aviv e Roma fizeram parte do rol de ações da Embratur. Em termos de relações públicas, a Agência fez ativações em Argentina, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Emirados Árabes, Espanha, França Portugal, com retorno de R$ 28 milhões sobre os investimentos entre julho e novembro.

Feiras e campanhas

Com o retorno da promoção internacional, a Embratur também pôde voltar a marcar presença nas principais feiras de turismo do mundo e realizar campanhas em mercados estratégicos. A Agência esteve presente na Fitur Madri, a primeira feira internacional realizada após o início da pandemia global, e na Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes, onde em parceria com a Apex teve um dos cinco estandes mais visitados entre os 192 expositores.

Em relação às campanhas, a Embratur retomou suas atividades internacionais com foco na América do Sul e nos Estados Unidos. Para o mercado latino, a “Uno, dos, três, Brasil” apresentou o país como possível destino para o verão. A campanha foi veiculada em Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai na internet, TV fechada, revista e em mídia exterior digital, alcançando 1,4 bilhão de impactos.

Para os Estados Unidos, a campanha “Brazil is visa-free. Come visit” teve como objetivo divulgar aos turistas do país a isenção de visto para que eles venham ao Brasil. Veiculada entre fevereiro e abril deste ano, a ação resultou em US$ 5,7 milhões em viagens a partir dos EUA e aumentou em 78% as buscas pelo termo “visitbrasil” na comparação com o mesmo período de 2021.

Próximas ações

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Divulgação de destinos incríveis do Brasil começa nesta terça-feira (24/5) com mais de 300 inserções por dia na principal avenida de Nova York

Até o fim de 2022 a Embratur tem diversas ações e participações em feiras programadas. Desde esta terça-feira (24), está sendo veiculada a campanha “Visit Brazil. A wow experience”, que, de forma descontraída, utliza interjeições norte-americanas para posicionar o Brasil como o melhor destino para os americanos. Durante os próximos 30 dias, a Agência vai trabalhar a marca Brasil em Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.

Entre maio e junho, a Agência estará na IMEX Frankfurt, na Alemanha, e na Fiexpo Latin America, no Panamá. Há poucos dias ainda foram realizadas duas press trips com influenciadores da Espanha e jornalistas de Paraguai e Chile, passando pela Rota das Emoções, Pernambuco e pelo Vale do São Francisco. No fim do ano, a Copa do Mundo da FIFA, no Catar, também será aproveitada como oportunidade de divulgação do país para o público que vai assistir ao Mundial.

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