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Política

Embratur completa um ano como Agência de Promoção Internacional

embratur sede

A partir de julho, a Embratur poderá retomar o trabalho de promoção internacional (Pablo Peixoto)

A Embratur completou um ano como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. No dia 25 de maio de 2020, foi sancionada a Lei nº 14.002/20 que dava início a esse processo. Originalmente, a Embratur é responsável por promover o Brasil no exterior, mas a sanção da Lei permitiu aliar os interesses do órgão com o Ministério do Turismo em caráter emergencial, como afirmou o ministro Gilson Machado Neto.

“A nova lei autorizou a utilização dos recursos da Embratur para promoção nacional, em casos de decretação de estado de emergência, como na atual pandemia do coronavírus. Isso foi fundamental para somarmos esforços para possibilitar a recuperação do turismo brasileiro”, destacou o ministro.

Segundo a legislação, até seis meses após o fim de estado de calamidade pública, finalizado em dezembro de 2020, a Agência deveria utilizar todos os seus recursos na promoção do turismo interno, auxiliando o Ministério do Turismo nesta missão. A partir de julho, a Embratur poderá retomar o trabalho de promoção internacional.

“Durante este período nos unimos ainda mais e com toda certeza nossa parceria não se encerrará aí. Temos diversos projetos em conjunto e quanto mais trabalharmos juntos, mais eficaz será o desenvolvimento do nosso turismo”, ressaltou o presidente da Embratur, Carlos Brito.

Ações conjuntas

Em abril, foram apresentados o resultado da campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino Incrível e seguro”. Com veiculação em todo o território nacional entre novembro de 2020 e março de 2021, a campanha promoveu o turismo interno, de forma segura, neste período. No total, foram 31 milhões de visualizações na televisão (canais abertos e fechados), 136 milhões de impactados em inserções de rádio; mais de 23 milhões de visualizações dos vídeos na internet e outros 316 milhões de impactos em mobiliários urbanos.

Os dois órgãos também seguem trabalhando em conjunto na elaboração do Programa de Segurança Turística e do Programa Turismo Acessível, no âmbito da Coordenação-Geral de Turismo Responsável do MTur. Dentro do Programa de Segurança Turística serão trabalhadas ações nos seguintes eixos: segurança pública, relações de consumo, prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, transporte, vigilância sanitária, defesa civil e comunicação positiva.

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