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Destinos / Política

Embratur e Alagoas vão construir parcerias para ampliar a promoção internacional

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Barbara Braga, Marcelo Freixo e Jaqueline Gil se reuniram em Brasília (Renato Vaz/Embratur)

Embratur e Governo de Alagoas vão construir parcerias para ampliar a promoção internacional dos destinos e atrativos turísticos do estado. Foi o que ficou decidido entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, em Brasília, em reunião em Brasília nessa quinta-feira (2).

Freixo ainda apresentou as políticas que considera prioritárias para a atração de turistas estrangeiros. Entre elas, conquistar novos voos internacionais e qualificar os profissionais do trade turístico local. Segundo Bárbara Braga, em 2022 foram incorporados 4 mil novos leitos na rede hoteleira de Alagoas. “Temos a previsão de outros 4 mil novos leitos até o fim de 2024. Precisamos de novos voos, garantir maior número de turistas internacionais. Nossa rede hoteleira está pronta para esse passo”, destacou a secretária.

Atualmente, o estado recebe dois voos internacionais, sendo um voo direto para Buenos Aires operado pela Gol, e outro voo para Lisboa operado pela TAP, este com escala em Natal (RN). O presidente da Embratur comprometeu-se a levar a demanda por mais voos para Alagoas para as reuniões com as companhias aéreas que realizará nas próximas semanas.

Durante a reunião, Marcelo Freixo destacou a necessidade da estruturação de uma rede de informação entre a Embratur e as secretarias estaduais de Turismo, como forma de obter dados sobre os turistas internacionais que chegam ao país, para definição das melhores estratégias de promoção do Brasil no exterior.

“Precisamos de dados qualificados. Precisamos conhecer o turista internacional que chega, qual seu perfil, seus desejos, sua origem, para definir nossa estratégia de ação. Aqui na Embratur vamos ter uma gerência para colher e organizar esses dados, trabalhando juntos às secretarias, porque a produção de dados tem muito a ver com a ponta”, afirmou Marcelo Freixo.

MÃO DE OBRA – Na reunião em Brasília, a secretária de Turismo de Alagoas também abordou a necessidade de investimentos em qualificação profissional com foco no turismo internacional, com ensino de línguas estrangeiras. Marcelo Freixo afirmou que um programa com essa característica está sendo formulado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social. Alagoas recebeu, em 2022, mais de 15,5 mil turistas internacionais.

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