
BERLIM – O Brasil desembarcou na ITB Berlim 2025, que acontece entre esta terça (04) e quinta-feira (06), pronto para encantar turistas do mundo inteiro com sua natureza exuberante, cultura vibrante e hospitalidade calorosa. Representado pela Embratur, Sebrae e 50 coexpositores, o país reforça sua posição como um dos destinos mais sustentáveis e diversos do planeta.
A maior feira de turismo do mundo reúne mais de 5 mil expositores e espera receber mais de 100 mil profissionais do setor para discutir tendências e fechar negócios, e o Brasil pretende se destacar com um estande que promete uma imersão sensorial nas riquezas nacionais.
A Europa segue como um dos principais mercados emissores para o turismo brasileiro, e os números refletem esse crescimento: em 2024, o Brasil registrou um aumento de 20% no número de turistas europeus, sendo a Alemanha um dos países com maior crescimento, alcançando quase 15%. Para 2025, a meta é ampliar ainda mais essa conectividade, com cerca de cinco mil voos ligando a Europa ao Brasil no primeiro trimestre do ano.
A participação na ITB Berlim é mais um passo na estratégia do Brasil para atrair visitantes estrangeiros e se consolidar como um destino turístico sustentável, autêntico e inesquecível. Bruno Reis, diretor de Marketing, negócios e sustentabilidade da Embratur representa a agência durante o evento. Veja o que a Embratur preparou para a ITB 2025 abaixo.
Amazônia em destaque
Dois destinos amazônicos terão protagonismo na feira: Belém e Alter do Chão. A capital paraense, que sediará a COP 30 em novembro, consolida-se como um polo de cultura e gastronomia reconhecido pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia. Já Alter do Chão, com suas praias de água doce e vivências imersivas na floresta, reforça o Brasil como referência mundial em turismo sustentável e regenerativo.
Gastronomia e experiências autênticas
O estande brasileiro também convida o público para um experiência de turismo sensorial. Além de Belém e Alter do Chão, os visitantes poderão conhecer destinos como Pantanal e Fernando de Noronha, degustando pratos típicos e a tradicional caipirinha. O chef Saulo Jennings, Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, trará a ‘Piracaia da Amazônia’ – experiência gastronômica que mescla culinária e cultura ancestral.
Em parceria com o chef, a TAP Air Portugal sorteará uma viagem para Alter do Chão com direito a acompanhante, incentivando o turismo na região.
Brasil na disputa por prêmios de turismo sustentável
Durante a feira, também serão anunciados os vencedores do Green Destinations Awards, e o Brasil concorre ao ‘TOP 100 Stories’ com 14 destinos sustentáveis espalhados por estados como Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Além disso, o país tem três finalistas na categoria ‘Story Awards’, incluindo iniciativas de turismo comunitário e conservação ambiental.