Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Embratur, MTur e Fecomércio-RJ alinham estratégias para aumentar fluxo de voos e turistas

220819_ReuniãoConselhoEstadualDeTurismo-136

Reunião do Conselho Estadual do Turismo (Divulgação/Setur-RJ)

Após se reunir com representantes do trade turístico, a Embratur e o Ministério do Turismo estiveram com os conselhos municipal e estadual de turismo do Rio de Janeiro, além da Fecomércio-RJ, para debater o futuro do Turismo do estado. Diante do cenário de retomada do setor, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo ouviu as demandas locais, como o desejo de aumentar o fluxo de estrangeiros e eventos internacionais no estado.

“Em um mesmo lugar reunimos o poder público e a iniciativa privada. O encontro criou laços de comunicação e de trabalho para questões importantes ao setor, na semana que vem, estaremos em Brasília, para tratar especificamente da questão dos aeroportos”, enfatizou o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves.

CONSELHO DE TURISMO FECOMÉRCIO FOTO 4 AGO 22 SETUR

Silvio Nascimento, presidente da Embratur (Divulgação/Setur-RJ)

Durante o segundo dia de programação no Rio, a Embratur apresentou ao trade local os projetos de divulgação dos destinos brasileiros realizados no primeiro semestre e adiantou também o que está previsto para a segunda metade do ano: campanhas publicitárias em mercados estratégicos, press trips, workshops, roadshows e participação em grandes feiras internacionais.

“A Fecomércio reuniu cerca de 60 entidades para discutir turismo, uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento socioeconômico. Foi extremamente importante para a gente debater, discutir e resolver gargalos e problemas que temos no setor”, avaliou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

220819_ReuniãoConselhoEstadualDeTurismo-121

Sávio Neves. secretário de Turismo do RJ (Divulgação/Setur-RJ)

O presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio de Almeida, se colocou à disposição para contribuir na organização de press trips com jornalistas estrangeiros, entre outras ações realizadas pela Agência. “Podem ter certeza que o estado contribuirá no que for necessário para impulsionar a comercialização do Rio de Janeiro no exterior”, garantiu.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, também participou da reunião, de forma on-line, para ouvir os pleitos locais. Durante o encontro, foi proposta a criação de uma comissão de turismo do Rio para trabalhar em conjunto com o MTur e a Embratur. O aumento da conectividade aérea do Rio com outros países também foi pauta da reunião.

220819_ReuniãoConselhoEstadualDeTurismo-73

Reunião na sede da Fecomércio-RJ (Divulgação/Setur-RJ)

Já a assessora para Assuntos de Turismo da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho, que representou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, afirmou que “hoje, nenhuma entidade do turismo pensa em fazer qualquer coisa sem falar com a Fecomércio RJ. Temos noção da nossa importância para o setor. Trabalhamos com muito empenho para apoiar todas as iniciativas e, por isso, estamos nos tornando a Casa do Turismo no Rio de Janeiro”, afirmou

Participaram da reunião dirigentes e representantes de cerca de 30 entidades ligadas ao turismo, como Setur, TurisRio, Riotur, FBHA, ABIH-RJ, RioCVB, SindRio, Sindiversões, RIOgaleão, Rodoviária e Deat, entre outros.

Itens necessários para retomar protagonismo do Rio

A Setur-RJ e a TurisRio levaram para apreciação do governo federal itens que consideram necessários para que o Rio de Janeiro possa retomar o protagonismo na atividade turística brasileira e internacional. Os pleitos da secretaria foram formalizados por carta e encaminhados para apreciação do ministro Carlos Brito e do presidente da Embratur, Sílvio Nascimento. Entre eles:

  • Interlocução com as companhias aéreas para retomada de voos internacionais ao aeroporto RioGaleão;
  • Recuperação da antiga estação de trem da Leopoldina para transformá-la em um espaço similar ao mercado da Ribeira em Portugal;
  • Apoio para reforma do Museu Nacional do Rio de Janeiro;
  • Captação de congressos e eventos e extensão do horário de funcionamento do Cristo Redentor de 18h para 22h;
  • Intermediação em relação à Fortaleza de Santa Cruz.

Definições

  • Firmada parceria entre Fecomércio e Embratur na captação de novos voos para o Rio de Janeiro, as instituições vão dividir o custo dessa ação;
  • Definido aumento do número de press trip para o Rio de Janeiro. A TurisRio vai dividir o custo da iniciativa. O presidente da Embratur já colocou a equipe técnica à disposição, se necessário;
  • Ministro receberá o secretário Sávio e representantes dos aeroportos, em Brasília, na próxima semana, para solução de melhoria até que aconteça a licitação para nova concessão do aeroporto;
  • Confirmada pelo ministro instalação de antena para disponibilizar internet aos visitantes do Cristo Redentor. Trabalho segue em conjunto com Ministério da Comunicação.
Receba nossas newsletters