Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Emissão de vistos para os EUA já se aproxima dos níveis pré-pandemia

Os Estados Unidos retomaram a normalidade na emissão e no agendamento de vistos para brasileiros em novembro. No primeiro mês de reabertura dos postos consulares, a emissão de vistos cresceu 584% e chegou a 24 mil vistos. Apenas nos vistos de turismo, a alta foi de mais de 2000% em comparação a outubro. Em dezembro, a emissão praticamente dobrou e se aproximou dos 43 mil vistos B1/B2 emitidos, cerca de 1,4 mil a cada dia.

Apesar disso, procura por destinos brasileiros caiu 16% em fevereiro (Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas)

. O tempo médio para a realização de uma entrevista de visto de visitante temporário ultrapassa os nove meses de espera em São Paulo

Os dados de dezembro foram divulgados pela Agência Estadão e revelam que a média observada na solicitação de vistos por brasileiros já se aproxima do período pré-pandemia. Também não é para menos. Com os serviços paralisados por conta da pandemia, a Embaixada dos EUA no Brasil já tinha afirmado, em novembro do ano passado, que milhares de vistos estavam vencidos e pediu paciência para os brasileiros.

Ou seja, acumulou a emissão de novos e a renovação dos expirados. Isto fez com que a corrida dos brasileiros para conseguir o visto ganhasse um compasso de espera considerável. O tempo médio para a realização de uma entrevista de visto de visitante temporário ultrapassa os nove meses de espera em São Paulo. No Rio, o tempo reduz para pouco mais de seis meses. Em Porto Alegre, a espera ultrapassa os sete meses e, em Brasília, chega a oito meses.

“Estamos trabalhando diligentemente para aumentar a disponibilidade de consultas para todas as classes de vistos”, diz a missão americana no Brasil, como informou a Agência Estadão. “Desde que os serviços foram retomados, em novembro, novos horários de agendamento para entrevistas têm sido disponibilizados no sistema online, e as pessoas que já fizeram seus agendamentos podem continuar a acessar o sistema online regularmente para tentar reagendar suas entrevistas para datas mais próximas, sem nenhum tipo de cobrança extra”.

Receba nossas newsletters