Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Entrevistas / Política

ENTREVISTA – Setur-SP incentiva e compartilha boas práticas em nova plataforma

Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo em São Paulo

Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo em São Paulo

A Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur) apresentou nesta quarta-feira (7) uma plataforma eletrônica de boas práticas para auxiliar a gestão municipal a encontrar soluções para enfrentar a crise imposta pela pandemia. A ideia é que a ferramenta colaborativa ajude a compor um catálogo de experiências bem-sucedidas e possa ser replicada por gestores públicos em todo o estado e em todo o país. O secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, acredita que incorporar boas práticas pode fazer toda a diferença em um momento como este. Para ele, compartilhar estas boas práticas é também uma maneira de engajar o setor para a retomada.

MERCADO & EVENTOS – Qual foi o propósito de reunir as boas práticas do turismo em uma única plataforma?
Vinícius Lummertz –
A ideia é que tenhamos um lugar comum de casos bem-sucedidos, um ponto de encontro para aqueles que estejam tentando apoiar o setor na isenção de impostos, crédito turístico e uma série de outras soluções que estão sendo desenhadas pelo turismo e para o turismo. Dar visibilidade a estas experiências bem-sucedidas pode encurtar o caminho da gestão pública na busca por soluções para o seu município. Em outras palavras, incorporar uma boa prática pode ser a diferença entre a falência e ou não de uma empresa, pode ser o estímulo para engajar todo o segmento para uma retomada segura.

M&E – As soluções de fato funcionam em um setor tão fragilizado?
Vinícius Lummertz –
É verdade que somos um dos setores que mais sofreu com a restrição do comércio e dos serviços. Com a pandemia, perdemos mais de 110 mil empregos formais em 2020, milhões de viagens deixaram de ser feitas, empresas fecharam. É justamente por isso que precisamos, mais do que em qualquer outro momento, de um conjunto de ações propositivas. Afinal, são medidas que já foram testadas com sucesso e têm potencial de serem replicadas.

M&E – Há soluções para vários tipos de problemas?
Vinícius Lummertz –
Sim, mas como se trata de uma plataforma colaborativa, ela deve se tornar ainda mais robusta conforme os gestores públicos forem acrescentando as suas experiências. O primeiro projeto incluído por nós foi o Viva Rua SP, uma estratégia de ocupação de calçadas com cadeiras, mesas e floreiras. O projeto mostra como aproveitar melhor o espaço público, descreve os trâmites jurídicos e as ferramentas administrativas para replicar o projeto em outros municípios. Há também exemplos incluídos por prefeitos que descrevem ações de auxílio financeiro a trabalhadores do turismo, fornecimento de gás, água ou eletricidade a inadimplentes, além de programas especiais de crédito para o setor.

M&E – Podemos dizer que a plataforma vai além de oferecer um apanhado de boas práticas?
Vinícius Lummertz –
Com certeza. Ela é o ponto de partida. As boas práticas vão estimular a interação entre os municípios, a troca de experiências, a ajuda mútua que beneficia todo o setor. Como sabemos, o turismo é um grande segmento conectado, com uma série de atividades interligadas. Logo, as soluções para atenuar as perdas do setor também passam por uma reflexão mais sistêmica, a partir de uma visão de contexto. Despertar a consciência coletiva e saber que há alguém em quem se apoiar, vai nos ajudar bastante a atravessar esse período de turbulência. Temos de resistir, não está sendo fácil, mas sairemos fortalecidos.

M&E – Que dica o senhor daria, além da plataforma, para ajudar a gestão pública de municípios a enfrentar os efeitos da pandemia?
Vinícius Lummertz –
O mais importante para o gestor público é compreender a necessidade do setor, que varia muito de acordo com o tipo de atividade econômica e a vocação do município. Não há manual de instrução, infelizmente. Por isso, insisto em dizer que ter uma compreensão clara das necessidades ajuda a tomar decisões mais acertadas. Abrir-se para o diálogo com o setor é a regra de ouro, pode-se dizer assim. Ao mesmo tempo, é fundamental apoiar-se em redes para buscar soluções coletivas, que envolvam a iniciativa privada e que engajem toda a população. Precisamos partir destas premissas para encontrar o caminho para enfrentar esse momento.

Serviço: www.turismo.sp.gov.br/melhorespraticas

Receba nossas newsletters