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Destinos / Turismo em Dados

Espírito Santo: 73% dos turistas optaram pelo transporte individual no verão

Guarapari (ES) é uma das anfitriãs dos festivais (Foto: Embratur)

33,1% optaram por se hospedar em apartamento ou casa alugada e 12,7% escolheram hospedagens com menor número de hóspedes

A Secretaria de Turismo do Espírito Santo divulgou o resultado da pesquisa de identificação do perfil do turista realizada no verão e no feriado de Carnaval. As pesquisas foram realizadas nos principais atrativos de 12 municípios capixabas. Cerca de 57,9% dos entrevistados procuraram destinos mais isolados e 33,3% atrasaram os planos de ir por conta da pandemia.

Entre os entrevistados na pesquisa realizada no verão – que, além dos destinos de praia, incluiu três municípios da região do Caparaó, 73,1% optaram por transporte individual e 22,9% escolheram empresas de transporte que comprovassem protocolos sanitários. Os dados também mostram que 33,1% optaram por se hospedar em apartamento ou casa alugada e 12,7% escolheram hospedagens com menor número de hóspedes.

“O retrato do turista que procurou o Espírito Santo para passar alguns dias do Verão, como também no feriado de Carnaval, mostra que as pessoas estão atentas aos protocolos, buscando destinos mais isolados e próximos, correspondendo às orientações trabalhadas por nós com os municípios e o trade turístico capixaba, visando à preservação da vida”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

Este ano, o Observatório do Turismo acrescentou ao questionário questões relacionadas à pandemia, com o objetivo de avaliar as medidas adotadas pelo Governo do Estado junto ao segmento. “O ES estimula os empreendimentos que fazem parte da cadeia produtiva do turismo à adesão ao selo ‘Turismo Responsável’. Hoje, no Espírito Santo, são 552 empreendimentos com o selo, o que significa que estão cumprindo as normas sanitárias de prevenção, qualificando o destino Espírito Santo”, afirmou.

Em relação aos pontos negativos evidenciados relativos aos novos hábitos necessários em decorrência da pandemia, 60,1% consideraram que os protocolos de higiene foram cumpridos e, entre os problemas detectados, o não uso de máscaras pelos funcionários dos estabelecimentos foi apontado por 69,2% dos entrevistados, seguido de 36,5% que apontaram a falta de álcool em gel, e 18,3% que identificaram desrespeito às normas sanitárias de prevenção a Covid-19.

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