Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

EUA e China se mantém como os maiores mercados globais de turismo, diz WTTC

Dados divulgados pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) mostram que os Estados Unidos mantiveram sua posição como o maior mercado global de viagens e turismo, apesar da queda de 41% no PIB, em 2020 por conta da pandemia. A China também manteve sua posição como o segundo maior mercado de viagens e turismo durante ano passado, mas registrou uma queda mais acentuada do PIB de 59,9%.

Já o Japão pulou do quarto para o terceiro lugar em 2020, após queda de 37% no PIB. Enquanto isso, o Reino Unido, que em 2019 esteve como quinto maior mercado de viagens e turismo do mundo, caiu três posições para a colocação de número oito, sustentando uma queda do PIB de 62,3%. Os números são do Relatório de Impacto Econômico (EIR) de 2021, que expõe o impacto devastador das restrições de viagens do Covid-19.

Global Rankings Table 2021“Globalmente, os países tiveram uma queda média na contribuição do PIB de 49,1%, enquanto a economia mundial encolheu apenas 3,7% no ano passado, mostrando como as restrições de viagens reduziram drasticamente a contribuição do setor para as economias em todo o mundo”, disse Gloria Guevara, CEO do WTTC. “No entanto, apesar das restrições, os EUA e a China mantiveram suas respectivas posições como primeiro e segundo maiores mercados de viagens e turismo”, completou.

O relatório identificou outros mercados líderes globais de viagens e turismo que sofreram quedas semelhantes do PIB. A Alemanha caiu uma posição da terceira para a quarta posição, após uma queda de 46,9% na contribuição do setor para o PIB. Enquanto isso, a Itália subiu uma posição de sexto para quinto lugar, apesar da queda de 51% na contribuição do PIB. Já a França subiu uma posição da sétima para a sexta posição, apesar de sua contribuição para o PIB cair 48,8%.

Receba nossas newsletters