Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Europa continua a ser a região mais visitada do mundo

32 destinos europeus registaram um aumento no turismo. A Turquia, por exemplo, teve um crescimento de 22% nas viagens em 2019

Exatos 32 destinos europeus registaram um aumento no turismo. A Turquia, por exemplo, teve um crescimento de 22% nas viagens em 2019

Com um aumento de 6% nas chegadas de turistas internacionais em 2018, em comparação com o ano anterior, a Europa continua a ser a região mais visitada do mundo, segundo o relatório “Turismo Europeu – Tendências e Previsões 2018” elaborado pela Comissão Europeia de Turismo (ETC). Países como Turquia, Sérvia, Malta, Montenegro e Letônia são alguns dos destinos que registaram um maior crescimento ou melhor desempenho.

As viagens provenientes dos EUA e da China voltaram a estar em destaque no ano passado. O crescimento dos EUA foi auxiliado por vários fatores econômicos, incluindo um dólar mais forte do que o euro e a libra esterlina. Alguns dos motivos do aumento de visitantes da China à Europa deve-se a melhoria da conectividade aérea e dos procedimentos de vistos, bem como à expansão da classe média chinesa.

Eduardo Santander, diretor executivo da European Travel Comission afirmou que, “apesar dos riscos adversos, como tensões nos mercados financeiros, a incerteza em torno da retirada do Reino Unido da UE e os inquietantes previsões, a indústria do turismo europeu mais uma vez mostrou-se resiliente em 2018, respondendo por mais da metade (51%) das chegadas de turistas em todo o mundo. Olhando para as várias incógnitas que 2019 tem a oferecer, prevemos um crescimento de cerca de 3% nas chegadas de turistas internacionais à região. 2019 apresenta-se como uma oportunidade para reorientar a política europeia e nacional de apoio aos motores do crescimento sustentável do turismo e de promoção do desenvolvimento a longo prazo na Europa”.

Apesar da atual situação politica e econômica de diversos países europeus e das incertezas em torno do Brexit, o crescimento deve se manter, aponta o relatório. Contudo, a Comissão Europeia de Turismo estima, para 2019, um aumento de apenas 3% do turismo na Europa, face aos 6% de 2018.