
RIO DE JANEIRO – A quarta edição da Expo Rio Turismo foi oficialmente aberta hoje (05) reunindo autoridades, profissionais do trade turístico e representantes dos 12 polos regionais do estado no revitalizado Lagoon, na capital fluminense. Mais que uma feira de turismo, o evento já se consolida como um grande ponto de encontro da diversidade cultural, gastronômica e econômica do interior e da capital.
- Rio de Janeiro projeta recorde de 2 milhões de turistas internacionais em 2025
- Governador Cláudio Castro exalta interiorização e integração do turismo no RJ
Para o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, o evento simboliza o reencontro do Rio com sua vocação turística. “É onde o Rio se encontra”, definiu. Ele destacou a presença de todo o trade — desde guias de turismo e agentes de viagem até entidades como ABAV, ABEOC, Rio Convention Bureau, entre outras. “Tá todo mundo aqui. É a demonstração dessa festa do Rio. Nós temos mais de 78 municípios presentes. Isso mostra a força e a união do turismo fluminense”, afirmou.
Segundo ele, os quatro dias de evento também são uma vitrine de oportunidades e negócios.
“Teremos shows, apresentações culturais, gastronomia, artesanato, produtos regionais e muito networking. Aqui se celebra e se faz negócio”, garantiu Sérgio Ricardo.
E completou: “É um lugar para aproveitar e servir tanta gente”, disse Sérgio Ricardo, que também fez questão de agradecer ao governador Cláudio Castro pelo apoio constante à atividade turística: “O senhor tem dado suporte fundamental para que a gente possa promover, divulgar e trazer mais turistas para cá”.
A Expo Rio Turismo nasceu com o objetivo de integrar o interior e a capital fluminense em torno do turismo e, segundo Adriana Homem de Carvalho, representante da Fecomércio-RJ, vem cumprindo essa missão com sucesso. “Desde a primeira edição a Fecomércio é parceira, e a gente já entende que esse evento faz parte do calendário do Rio de Janeiro. Ele está cada vez maior, melhor, e é isso que a gente almeja”, afirmou.
Adriana destacou a pluralidade da programação como um dos pontos altos da feira. “Tem opções criança, para adulto, para quem quer aprender, comprar, se divertir. E é isso que queremos: que o turismo cresça cada vez mais no estado”, completou. Para ela, o fortalecimento do setor está diretamente ligado à qualidade de vida da população local:
“Um lugar bom para o cidadão é bom para o turista. E é nisso que temos trabalhado”, ressaltou Adriana Homem de Carvalho.
A representante da Fecomércio também fez questão de agradecer aos parceiros institucionais e às equipes da Secretaria de Turismo, Sesc e Senac que ajudaram a colocar o evento de pé “em tão pouco tempo”. “Muito obrigada. Divirtam-se. Está só começando”, finalizou.
A Expo Rio Turismo segue com extensa programação até domingo, incluindo atividades culturais, palestras, experiências sensoriais e apresentações artísticas, reafirmando o potencial do turismo como motor de desenvolvimento econômico, cultural e social no estado do Rio de Janeiro.