Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Expo Turismo Paraná 2024 destaca produto turístico ‘Inverno em Curitiba’ na abertura

LB 0030 Expo Turismo Paraná 2024 destaca produto turístico ‘Inverno em Curitiba’ na abertura

Abertura oficial da Expo Turismo Paraná 2024 (Evandro Novak)

CURITIBA – A assinatura do protocolo de intenções para a promoção do produto turístico ‘Inverno em Curitiba’, firmado com as entidades para diversificar, incrementar e fortalecer a economia da capital e seu entorno metropolitano, marcou a abertura da Expo Turismo Paraná 2024 na manhã desta quinta-feira (7). Na solenidade assinaram o documento o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, entre outras lideranças.

A abertura da Expo organizada e promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) aconteceu no auditório do Viasoft Experience. Durante dois dias – até esta sexta-feira (8), profissionais do trade têm a oportunidade de realizar negócios, interlocuções e contatos, de promover capacitações e fortalecer o networking. Durante a solenidade foi realizada uma homenagem às mulheres por ocasião do Dia da Mulher, comemorado e festejado nesta sexta-feira.

O secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, falou sobre a capital, segundo ele, um grande fenômeno do turismo brasileiro, mas também de todo o estado. “O turismo internacional do Paraná foi o que mais cresceu no Brasil, 51%; o turismo rodoviário também, 37%. Tivemos a melhor temporada de verão de todos os tempos, com mais de 4,5 milhões de visitantes no litoral paranaense e, igualmente não foi diferente com Foz do Iguaçu, com as praias de água doce do rio Paraná e com os atrativos do interior do Estado”, enumerou Nunes. E o melhor resultado, o número que mais chamou atenção foi o de geração de empregos: só no Turismo foram criadas 9 mil vagas distribuídas por todo o Paraná.

LB 0014 Expo Turismo Paraná 2024 destaca produto turístico ‘Inverno em Curitiba’ na abertura

Secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes (Evandro Novak)

“O Turismo é um lugar com uma história bem contada e um serviço bem prestado. E é justamente nesse ponto que o Paraná está chegando agora, colocando-se muito agressivo no setor. Só faltava mesmo era organizar o sistema e cada qual fazer seu melhor”, finalizou Nunes.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou os equipamentos, eventos e atrativos turísticos da capital, incluindo a da segurança como fatores que fazem da capital conquistar a cada ano mais turistas. Mas, além de toda a infraestrutura, destaca a promoção do destino nos países vizinhos como a Argentina, onde a programação de inverno será divulgada no dia 2 de junho, em Buenos Aires, incluindo uma apresentação na ‘camarata’ curitibana no Teatro Colón.

“Criar, inspirar e inventar o Turismo”. Este é o recado de Greca para empreendedores, operadoras e agentes de viagens que, segundo ele, sempre tem que estar inspirados e inventivos, inclusive para descobrir novos destinos e opções turísticas. Uma forma destacada pelo prefeito é o produto turístico Inverno em Curitiba.

“Vamos aproveitar nossa temperatura mais fria para movimentar o mercado. Somos a capital mais fria do país e podemos tirar muito proveito, com eventos, festivais de gastronomia, dentre tantos outros. É hora de ousar, empreender, não só a capital. O Paraná por tudo que vem realizando e investindo merece ter um caudal de turistas!”, completou.

LB 0003 Expo Turismo Paraná 2024 destaca produto turístico ‘Inverno em Curitiba’ na abertura

Presidente da Abav-PR, João Alceu Rigon (Evandro Novak)

O presidente da Abav-PR, João Alceu Rigon, falou sobre os resultados e novidades que o Paraná conquistou em 2023, destacando o crescimento dos serviços do setor, a primeira temporada de cruzeiros no porto de Paranaguá e a importância da Expo Turismo Paraná por ser o único evento focado no B2B na região.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, representou todas as mulheres que trabalham no Turismo. “Também no Turismo todas nós buscamos a igualdade. Temos que somar os gêneros e caminhar juntos neste princípio que só vai trazer benefício a todos”, destacou.

LB 0002 Expo Turismo Paraná 2024 destaca produto turístico ‘Inverno em Curitiba’ na abertura

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (Evandro Novak)

EXPO 2024 – Novos expositores, cinco rodadas de negócios e oportunidades para todos os profissionais do trade marcam o 28º evento anual da Abav-PR, a terceira como Expo Turismo Paraná, e a primeira feira do trade turístico de 2024 no país. Os expositores presentes representam a maioria dos segmentos da cadeia turística: destinos internacionais, nacionais e regionais, operadoras de turismo, companhias aéreas, consolidadoras, seguros de viagens, hotelaria e demais meios de hospedagem, transportes, e companhias marítimas.

Em 2023, o evento contou com a participação de 350 marcas, mais de 4 mil visitantes e cerca de 1500 agentes de viagens, com caravanas vindas de todo o Brasil. Nesta edição 2024 a expectativa da organização é de 4,2 mil pessoas, sendo 1427 agentes de viagem vindos em 11 caravanas.

LB 0019 Expo Turismo Paraná 2024 destaca produto turístico ‘Inverno em Curitiba’ na abertura

Expo Turismo tem como finalidade aproximar agentes de viagens de Curitiba e regiões vizinhas com seus fornecedores do turismo

A Expo Turismo tem como finalidade aproximar agentes de viagens de Curitiba e regiões vizinhas com seus fornecedores do turismo. Anualmente, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-PR) promove a Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – um evento paralelo à Expo –, que neste ano chega a sua 18ª edição, divulgando seus empreendimentos turísticos, destinos, gastronomia, cultura e demais empreendedores locais.

OPERADORAS – Abreutur, BWT Operadora, CVC, Domus Viagens, EHTL, Flytour, Galápagos Tour, Jens Tours, MG Travel, Personal Brasil Tour Operator, R11 Travel, Rextur Advance, Schultz, Splendid Travel, TBO.com, Trend Viagens e ViagensPromo estão presentes na Expo.

NOVOS EXPOSITORES – Participam pela primeira vez da Expo a Splendid Travel, operadora especializada em MICE de Dubai e Emirados Árabes; Rondônia, representando os Estados do norte brasileiro; os destinos internacionais Barbados, do Caribe, e Puerto Iguazu, da Argentina; Japy Golf Resort Hotel, Enjoy Hoteis e Resorts. Também o Instituto Cervantes, órgão do governo espanhol que visa difundir a cultura e idioma espanhol; e a Unidestinos.

CARAVANAS – Nesa edição, a Expo Turismo Paraná recebe caravanas de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES) e do interior do Paraná (PR).

RODADAS DE NEGÓCIOS – Serão cinco rodadas de negócios organizadas pelo Sebrae PR e Fecomércio PR:

  • Operadoras de Turismo (dia 7/14h30) – operadoras de viagens e agências de turismo;
  • Turismo de Experiência Paraná (dia 7/16h30) – agências que vendem PR e Experiências Turísticas PR;
  • Turismo de Experiência Curitiba (dia 7/18h30) – agências que vendem CWB e Experiências de Curitiba;
  • Inovação e Tecnologia (dia 8/13h30) – empresas de turismo em geral e Travel Techs; e
  • Mercado Metropolitano (dia 8/15h30) – bares, restaurantes e hotéis e produtores.

TECNOLOGIA – A Expo conta com um aplicativo para aprimorar a experiência no evento. Com download gratuito para celulares ioS e Android, o app Abav – Expo Turismo permite que os visitantes tenham em mãos a listagem completa de expositores, o mapa do evento e a programação.

BENEFICIOS – Todos os participantes têm acesso à Torre Panorâmica, Museu Oscar Niemeyer e Ópera de Arame a partir desta sexta-feira (8) até domingo (10), mediante apresentação de crachá. Além disso, a organização do evento disponibiliza transfer gratuito com saídas regulares de hora em hora do centro da cidade para o local do evento e do local do evento para o centro da cidade.

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters