RIO DE JANEIRO – Um dos maiores eventos de Turismo da história do Rio de Janeiro começou nesta quinta-feira (24). A 1ª edição da ExpoRio Turismo, que marca a retomada das atividades do setor, vai até dia 27 de março, reunindo os principais players da cadeia produtiva do segmento de forma inédita, no Jóquei Clube Brasileiro.
Em entrevista ao M&E, o presidente da Turisrio, Sérgio Ricardo, afirmou que o Rio precisa ter um evento a sua altura e que a tendência é que a ExpoRio se torne internacional. “Esta é apenas a primeira ExpoRio Turismo. Teremos outras edições maiores e melhores, porque o principal destino turístico do Brasil precisa de um evento a sua altura. Hoje a ExpoRio é nacional, mas pretendemos transformar o evento em internacional justamente pela importância da atividade turística na economia do nosso estado”, destacou Sérgio.
“Hoje a ExpoRio é nacional, mas pretendemos transformar o evento em internacional justamente pela importância da atividade turística na economia do nosso estado”
Durante os quatro dias, o evento vai apresentar experiências focadas em Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento dos 92 municípios do estado. As 12 regiões turísticas do RJ estarão representadas com espaços exclusivos, além das atrações culturais por todo o evento. Haverá também uma área com experiências sensoriais, onde os visitantes poderão sentir as diversidades do Rio, mostra de artesanato, espaço gastronômico e shows.
Também ao M&E, o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, destacou a consolidação da retomada do turismo com a realização deste evento, já com toda a flexibilização das medidas sanitárias. De acordo com ele, a expectativa é receber cerca de 20 mil visitantes nos quatro dias de evento.
“Nossa expectativa é mais do que geração de negócios, mas a exposição e promoção turística“.
“Estamos aqui com todos os municípios divulgando seus atrativos turísticos e seu artesanato, além da experiência sensorial para que o visitante possa se sentir em diversas partes do destino sem precisar se deslocar”, disse Gustavo. “Nossa expectativa é mais do que geração de negócios, mas a exposição e promoção turística de cada parte do estado para gerar este fluxo de visitantes”, completou.
Além das experiências de negócios, como o encontro “O Rio é de Vocês”, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), e as voltadas para o setor, os participantes podem aproveitar para conhecer mais todo o Rio de Janeiro, conhecendo a gastronomia, cultura e os sons das 12 regiões turísticas. Além disso, o evento conta com um espaço kids, com atividades recreativas oferecidas pelo Sesc RJ.
O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Fecomércio RJ.