Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Festival de Parintins: primeiro dia abre com cara de bois campeões e emociona público

W4A2996 1 Festival de Parintins: primeiro dia abre com cara de bois campeões e emociona público

Público em delírio com as alegorias e toadas de ambas as agremiações (Eric Ribeiro/M&E)

PARINTINS – Paixão, comoção, ritos e diversidade. Mais de 20 mil pessoas estiveram, nesta sexta-feira (30), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo na abertura da 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins e, mais uma vez, no primeiro dia de apresentações, as torcidas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido voltaram a se emocionar. E não à toa, seja pela empolgação e interação mágica das torcidas com os bois vermelho e azul, como pelo brilho da festa e convite à alegria. Mas, como acontece a cada ano, o que se espera desta edição da vez da mais grandiosa manifestação cultural do norte do Brasil é a promessa de ser o maior e melhor festival de todos os tempos.

A expectativa na Ilha Tupinambarana, ou Encantada, como é mais conhecida em Parintins, até o encerramento das apresentações ou embates entre as duas agremiações é levar mais de 80 mil turistas, e torcedores no bumbódromo e participar de um dos maiores espetáculos de arte em arena aberta do Brasil.

A Ilha Tupinambarana hoje se transformou no palco onde os bumbás Caprichoso e Garantido exaltaram a cultura amazonense, além de encenar a lenda de Mãe Catirina e Pai Francisco, em formato de espetáculo músico-teatral exuberante, com muita dança, coreografia, fantasia, magia, luzes e muito colorido.

O show acontece na arena do bumbódromo, um equipamento grandioso em formato estilizado, que lembra, visto do alto, a cabeça de um boi. Dividido ao meio, a torcida, chamada de “galera”, fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário. Qualquer manifestação da “galera” adversária é punida com perda de pontos. Logo, as torcidas também fazem parte do espetáculo e tem responsabilidade direta com a conquista do título de campeã.

Neste primeiro dia, por que não, as quase profissionais torcidas – tanto a vermelha e branca, que mostrou e garantiu comportamento 10, como a azul e branca, que caprichou na maneira de reagir na arquibancada – foram exemplares.

W4A2952 1 Festival de Parintins: primeiro dia abre com cara de bois campeões e emociona público

Alegorias monumentais encantam o público (Eric Ribeiro/M&E)

ENTENDA A LENDA… – A apresentação de cada agremiação conta a história do casal de trabalhadores de uma fazenda, conhecidos como Mãe Catirina e Pai Francisco. Grávida, Catirina tem o desejo de comer língua do boi mais bonito do lugar e, para satisfazê-la, seu marido sacrifica o animal favorito do patrão. Ao notar a falta de seu amado boi, todos os empregados foram incumbidos de, na floresta, sair a procurar. Ao encontrarem o pobre animal morto, um pajé foi chamado para realizar um milagre de ressurreição. Feliz com o feito, o casal foi perdoado pelo patrão e uma grande festa foi realizada para comemorar.

O quesito ou item obrigatório, de contar e encenar a lenda ancestral que reúne personagens reais e do imaginário, como a sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore e o boi-bumbá, é o fio condutor do balé amazônico e, claro, cada agremiação adaptou neste primeiro dia de apresentações seu olhar e modo de concebê-la.

…E O RITUAL – Nada mais é que uma encenação da cerimônia folclórica indígena e que na noite desta sexta-feira, tanto o boi Garantido como o Caprichoso mostraram para o que vieram no festival 2023: a entrega foi tamanha, total e fantástica para alegria das “galeras”. O ritual multicolorido envolve alegorias gigantescas, exibições exuberantes, seja no ar ou em módulos, seja de figuras articuladas ou cavaletes e tripés. Os brincantes no entorno de toda essa fantasia fazem uma verdadeira apresentação teatral a céu aberto. Para tantos, esse é o momento máximo do festival uma vez que traz e mostra várias referências relacionadas aos mitos, lendas e tradições indígenas. O pajé e Cunhã-Poranga sempre estão presentes nesse momento mágico, que ocorre no encerramento de cada apresentação.

W4A2823 1 Festival de Parintins: primeiro dia abre com cara de bois campeões e emociona público

Boi Garantido em plena evolução na arena do Bumbódromo (Eric Ribeiro/M&E)

GARANTIDO – O boi Garantido abre as três noites de festival no bumbódromo, que mais uma vez resgatou as lendas amazônicas e o grito vermelho pedindo e defendendo o direito de viver no enredo “POR TODA VIDA AO LADO DO POVO”. Assim que conquistou a arena sua batucada fez o bumbódromo tremer. Cerca de 2.500 componentes e brincantes deram tudo de si neste primeiro dia para recuperar o título perdido ano passado. Muita garra, choro e emoção marcaram a apresentação do vermelho e branco que levou ao bumbódromo 4 de um total de 12 alegorias que serão mostradas nos próximos dias.

W4A2955 1 Festival de Parintins: primeiro dia abre com cara de bois campeões e emociona público

Boi Caprichoso valente na dança e na coreografia para o público Foto: (Eric Ribeiro/M&E)

CAPRICHOSO – O atual campeão do festival defende o título com “O BRADO DO POVO GUERREIRO”, enredo que aposta na força de uma comunidade que brada por seus ideais, afirma sua existência e constrói sua resistência!Em média, 2.000 brincantes por noite entram na arena do bumbódromo. O Caprichoso seguiu o ritmo de apresentação proposto pelo tema e mostrou ser um boi muito grande, maior que o ano passado. A turma deixou claro o empenho e trabalho que mostrou para, quem sabe, conquistar o bicampeonato.

Ordem de apresentação:

Sábado (1º julho)

Garantido – 20h às 22h30

Intervalo 30min

Caprichoso – 23h15 às 01h45

Domingo (02/7)

Garantido – 20h às 22h30

Intervalo 30min

Caprichoso – 23h15 as 01h45

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters