A Feira Internacional do Turismo (Fitur), que será realizada em Madri de 24 a 28 de janeiro, reflete em sua 44ª edição o crescimento indústria turística nos últimos meses e senta as bases para a consolidação do setor durante 2024. O evento que abre o calendário internacional de feiras turísticas consolida seu posicionamento de liderança com um total de 9 mil empresas participantes, 152 países e 806 expositores distribuídos em 9 pavilhões, um a mais que em 2023.
A presença estimada é de 150 mil profissionais de quarta (24) à sexta-feira (26) e 100 mil de público geral durante o fim de semana. Esses números representam uma importante injeção econômica para Madri, com 430 milhões de euros que impactarão diretamente em setores como transporte, hotelaria, comércio, ócio e cultura.
Entre as novidades de 2024, a participação especial do Equador como País Sócio Fitur, assim como a presença da Sustentabilidade como eixo transversal de toda a oferta turística e as seções da feira. Em relação a 2023, destaca-se um aumento da área de exposição com a abertura de mais um pavilhão, totalizando nove, assim como a participação direta de expositores com estande, que nesta edição chega a 806, ou 7% a mais que na edição passada.
A Fitur também reflete previsões de de novembro de 2023 da Organização Mundial do Turismo (OMT) de recuperar em quase 90% dos níveis anteriores à pandemia em turismo internacional com ganhos que poderiam alcançar 1,4 trilhão de dólares em 2023.
Conheça as áreas especializadas
A feira continua avançando em suas especialidades para impulsionar os segmentos. A principal novidade é a criação do Fitur 4all, que promoverá o desenvolvimento do turismo acessível e celebrará iniciativas de destinos e empresas neste âmbito através dos I Prêmios FITUR 4all. Outra aposta é a Fitur Sports, com o patrocínio global da França Olímpica, que terá conteúdos, duração e participação e mostrará como o turismo esportivo é impulsor do turismo sustentável.
FITUR Techy – A economia dos dados e as provocações da indústria hoteleira serão protagonistas;
FITUR Cruises – Mostrará o compromisso dos cruzeiros com a sustentabilidade meio-ambiental, a proteção dos destinos e o impacto positivo em suas comunidades;
FITUR LGTB+ – Segmento que engloba a mais de 10% dos turistas a nível mundial, mostrará a diversidade e a inclusão;
FITUR Woman – Contribuirá com a promoção da liderança feminina;
FITUR Know How & Export – Espaço criado para que as empresas turísticas espanholas mostrem seu potencial, produtos e serviços, contribuir com a inovação no setor e que este ano traz como novidade o concurso ‘The AI for Tourism Awards 2024;
FITUR Screen – Conectará à indústria cinematográfica com a turística;
FITUR Talent – Apresenta-se como um monográfico do talento, a formação e a capacitação profissional com foco na convivência entre pessoas e inteligência artificial; e
FITUR Lingua – Espaço abordará as oportunidades do turismo idiomático.