
CHICAGO – Durante esta terça-feira (17), no IPW 2025, em Chicago, o CEO do Visit Florida, Craig Thomas, destacou o expressivo crescimento do mercado brasileiro como uma das principais forças impulsionando o turismo no estado. Thomas revelou que, apenas no primeiro trimestre deste ano, mais de 350 mil brasileiros visitaram a Flórida, representando um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2024.
“O Brasil já é o nosso segundo maior mercado internacional. Enquanto algumas regiões do exterior apresentaram leve queda, o Brasil seguiu na contramão, crescendo com força. Não há mercado mais importante para a Flórida hoje”, afirmou o executivo.
“Não há mercado mais importante para a Flórida hoje”
Craig Thomas, que assumiu o cargo de CEO em fevereiro deste ano, após oito anos como diretor de operações da entidade, comemorou os números robustos do turismo em 2024, que registrou 143 milhões de visitantes pernoitando no estado, o maior volume da história, sendo mais de 1 milhão desses provenientes do Brasil. O estado também alcançou uma participação recorde de 15,5% do mercado doméstico e 25% das visitas internacionais aos EUA, ou seja, 1 em cada 4 turistas estrangeiros que visitam os Estados Unidos escolhe a Flórida.
“Estamos confiantes de que manteremos esse desempenho em 2025. O primeiro trimestre já trouxe mais de 41 milhões de visitantes totais, com resultados sólidos tanto no mercado doméstico quanto no internacional”, disse Thomas.
A expectativa é que o número de brasileiros no destino cresça ainda mais este ano, alcançando 1,4 milhão de visitantes, ultrapassando os níveis pré-pandemia.
Segundo ele, o sucesso com o público brasileiro se deve à diversidade de experiências que a Flórida oferece. “Não é preciso escolher entre praias, parques temáticos, natureza, compras ou gastronomia. Na Flórida, o visitante pode ter tudo isso em uma única viagem. E, a cada nova visita, pode montar uma experiência completamente diferente”, destacou.
Copa do Mundo impulsiona planos futuros
Outro fator que deve impulsionar ainda mais a presença de brasileiros no estado é a Copa do Mundo de 2026, que terá jogos em Miami e Orlando. “Vamos aproveitar ao máximo essa visibilidade global. Já reservamos uma verba significativa no orçamento para promover a marca ‘Florida Vacation’ durante o evento”, adiantou Thomas, sem revelar detalhes da campanha. O CEO afirmou, no entanto, que grandes coisas estão por vir. “Não vamos perder esta super oportunidade. Fiquem ligado!”, adiantou.
Mais voos e novas rotas
Craig também ressaltou o fortalecimento da conectividade aérea entre Brasil e Flórida. Atualmente, cerca de 50% da capacidade internacional de voos que saem do Brasil tem como destino o estado norte-americano. “A meta – mesmo que ‘irrealista’, é chegar a 100%”, brincou o executivo.
Além de Miami e Orlando, novos voos para Tampa estão em desenvolvimento, o que deve estimular o interesse por outras regiões, como St. Pete, Fort Myers, Naples e a chamada Adventure Coast.
“O Brasil já está bem conectado com nossos principais portões de entrada, mas há espaço para crescer. Queremos estimular que o turista brasileiro explore outras regiões da Flórida. Nosso estado é muito dirigível, em duas horas de carro, você já está em um destino totalmente novo”, disse.
Campanhas com o trade
Para fomentar ainda mais o fluxo de brasileiros, o Visit Florida aposta em campanhas com parceiros do trade local, como Agaxtur e Decolar, além de outros operadores. “O Brasil está performando muito bem. Vamos seguir investindo em campanhas com esses e novos parceiros para manter esse ritmo de crescimento”, afirmou.
Craig Thomas também destacou o papel da infraestrutura moderna, como a Brightline, linha ferroviária que liga diversas cidades na Flórida. “Esse serviço está facilitando a mobilidade dentro do estado e melhora ainda mais a experiência do visitante”, concluiu. Novas paradas devem ser acrescentadas em breve, segundo o CEO.
Com isso, a Flórida segue consolidando a sua liderança como destino preferido dos brasileiros nos Estados Unidos, com mais conectividade, diversidade e experiências inesgotáveis a cada visita.
O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA