Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Brasil / Curiosidades / Destinos / Turismo em Dados

G20: Brasil lidera retomada regional de gastos com viagens e entretenimento

unnamed

Ranking dos países G20 na retomada dos gastos com turismo e entretenimento

O segundo relatório da série “Mastercard Recovery Insights”, chamado de “Travel Check-in”, foi lançado nesta terça-feira (8). O foco deste novo estudo esteve nos impactos da pandemia, incluindo tendências que estão surgindo nos gastos com viagens. A análise revelou que dentro do G20, Itália, Rússia e França estão no topo em relação a recuperação de seus gastos com viagens e entretenimento, com níveis muito parecidos com 2019.

Brasil e Índia, por sua vez, estão se recuperando mais rapidamente em relação aos níveis regionais gerais. “Embora a Europa esteja liderando a recuperação regional por meio de viagens intrarregionais, alguns países individuais maiores estão se recuperando com relativa rapidez por meio de viagens aéreas domésticas. Isso é perceptível nos países do BRICS, Brasil, Rússia, Índia e China”, revelou o MasterCard.

unnamed (1)

Análise de gastos com hotéis de rede e hotéis independentes (Divulgação)

Uma análise comparativa de cartões individuais e cartões empresariais mostra que o gasto com viagens aéreas e aluguel de carros está voltando para o consumidor comum antes do que para viagens com fins comerciais. “À medida que a economia global começa a mostrar sinais de melhora, um número de novas tendências tem surgido para espelhar hábitos gerais de consumo – em particular a diminuição do raio de consumo no varejo, visto que os consumidores estão de deslocando para locais mais perto de casa”, destacou o estudo.

Tendências

  • Regionalismo: no segundo trimestre de 2020, a fatia de aluguel de carros dentro dos gastos gerais com transportes quase dobrou de 9% em 2019 para 17%, visto que o consumidor tem priorizado meios locais de transporte. Na Suíça e Alemanha por exemplo, o volume de gastos com viagens não aéreas totalizou quase três quartos do orçamento total no setor até a semana do dia 7 de agosto.
  • Hotéis Boutique: a análise mostra que viajantes estão optando cada vez mais por lugares menores, com um aumento na procura por pequenos hotéis de boutique. Atualmente, o índice de recuperação para pequenos hotéis independentes tem ultrapassado o retorno de grandes cadeias de hotéis em mais de 50%.
Receba nossas newsletters