AMSTERDÃ – A bordo do MSC Euribia para sua inauguração oficial, que acontece nesta quinta-feira (8), o M&E teve a oportunidade de conversar com o CEO da MSC Cruzeiros, Gianni Onorato, que revelou mais detalhes sobre a embarcação e sua visão sobre o que fará, cada vez mais, diferença na escolha dos viajantes: a sustentabilidade.
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E nesse quesito, o novo navio saiu na frente ao realizar, pela primeira vez na história, uma viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa, ao deixar o seu estaleiro em Saint-Nazaire, na França, e navegar a caminho do local de sua cerimônia de inauguração em Copenhague, na Dinamarca (onde atracará nesta quinta), como já vimos aqui no M&E.
“O MSC Euribia é o nosso novo bebê, e cada novidade lançada é sempre a melhor. Ele concentra tudo de melhor que existe no mercado. Estamos muito orgulhosos de mostrar a diferença de um navio sustentável. Investimos num sistema enorme que vai além da questão do combustível, como a questão da água, do ar condicionado, das luzes, vários detalhes que fazem a diferença. Além disso, tivemos também um treinamento de pessoas, gerenciando nosso staff para as questões de sustentabilidade, incluindo reciclagem de vidro, papel e alumínio. E, claro, a conscientização dos nossos hóspedes quanto a todas essas questões também se mostra fundamental”, avalia Onorato.
“As causas relacionadas à sustentabilidade vieram para ficar, mas quero deixar claro que não podemos fazer todas as mudanças sozinhos. O que depende de nós, da MSC, está sendo feito”
O navio possui uma série de tecnologias ambientais inovadoras, incluindo um avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos, medidas de eficiência energética, bem como sistemas de gerenciamento de ruído subaquático irradiado para reduzir e isolar os efeitos potenciais sobre os mamíferos marinhos.
“Sou um cara otimista e tenho visto cada vez mais o mundo preocupado com a sustentabilidade. Há cinco anos o principal tema da nossa entrevista certamente não seria esse e agora estamos aqui falando principalmente sobre isso. Provamos que uma viagem de cruzeiro com emissão de carbono zero é possível. Infelizmente, hoje não temos combustível sendo produzido em larga escala para isso, mas já demos o primeiro passo ao sairmos na frente com essa questão”, salienta o CEO.
A MSC Cruzeiros está comprometida em ser uma marca com zero emissões líquidas de GEE até 2050 e, para isso, a intensidade das emissões das operações diminuiu 33,5% desde 2008. Ele ressalta que recentes pesquisas mostram que as pessoas, ao decidir suas férias, vão, cada vez mais, buscar por empresas que defendam a sustentabilidade em seus negócios.
“Nossa última campanha comercial nos revelou que as pessoas já reconhecem a MSC como líder nesse processo. Até nos Estados Unidos, onde isso não era algo tão enfatizado, já há evolução no tema. As causas relacionadas à sustentabilidade vieram para ficar, mas quero deixar claro que não podemos fazer todas as mudanças sozinhos. O que depende de nós, da MSC, está sendo feito”, ressalta.
Brasil terá navio da mesma classe
Hoje a Itália e os Estados Unidos são grandes mercados para a empresa, mas o Brasil também detém muita atenção da MSC. Ele representa cerca de 13% nos resultados da companhia, número muito próximo aos demais. E a próxima temporada de cruzeiros brasileira contará com um navio da mesma classe do Euribia, o MSC Grandiosa. “Certamente um navio que vai agradar os viajantes do Brasil”, garante o CEO da MSC.
TRADE BRASILEIRO A BORDO – Reforçando a importância do país para a MSC, nesta tarde, Gianni Onorato, acompanhado do diretor geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli, fez questão de receber os agentes brasileiros convidados para a cerimônia de inauguração do MSC Euribia: Agaxtur (Aldo Leone), Mendes Tur (Ines Bellini), Qualitours (João Pedro Bárbaro) e Viajar Barato (Luiz Fernando Vieira).
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