Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Governo, operadoras e entidades pressionam México para resolver situação de brasileiros

E45F12BE-BB49-474D-B634-099C37C61C57

O Itamaraty, por sua vez, solicitou, em alto nível, providências urgentes ao governo mexicano

O Ministério das Relações Exteriores anunciou que tem acompanhado com preocupação relatos de centenas de brasileiros atualmente impossibilitados, por questão técnica, de tramitar autorização eletrônica para ingresso no México, como divulgado pelo M&E na última semana.

Não só o governo federal, mas entidades do turismo como Braztoa, companhias aéreas como Gol e Copa Airlines, e operadoras de renome no mercado, como ViagensPromo, CVC, Agaxtur, Orinter, Europlus, FRT, Diversa Turismo, enviaram uma carta oficial ao Secretário Federal de Turismo do México, Miguel Torruco, pedindo uma resolução do problema.

O Itamaraty, por sua vez, solicitou, em alto nível, providências urgentes ao governo mexicano, por meio da Secretaria de Relações Exteriores, da Secretaria de Turismo e do Instituto Nacional de Migração, com vistas a resolver o problema. “O Brasil reitera a expectativa de que seja encontrada com urgência solução definitiva para a questão, que prejudica centenas de turistas e empresários brasileiros”, informou o órgão.

SOLUÇÃO ALTERNATIVA – O processo para conseguir a autorização eletrônica obrigatória que permite a entrada no país segue com instabilidades. O formulário que é fácil de ser preenchido e se tornou obrigatório em dezembro de 2021, deve ser feito sempre com até 30 dias de antecendência da data da viagem. Apesar disso, alguns brasileiros estão conseguindo uma solução alternativa ao mudar a nacionalidade no momento do processo para emitir a autorização eletrônica e assim embarcar, embora seja um risco na chegada ao México.

Receba nossas newsletters