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Opinião

Guilherme Paulus: “uma nova visão de Turismo está surgindo no Brasil”

Por Guilherme Paulus *

Podemos afirmar, hoje, que o turismo está entre as pautas prioritárias do Governo Federal; e não podemos ter dúvidas de que essa indústria é uma catalizadora de recursos, de geração de emprego e renda, de fomento aos negócios, de atração de investimentos. E o nosso país – como poucos no mundo – dispõe de uma ampla variedade de atrativos; da cultura à gastronomia, à arte, ao ecoturismo e à aventura, sem contar as suas praias deslumbrantes, os ecossistemas variados, os parques nacionais e os patrimônios históricos.

Mas esse potencial imensurável, por consequentes trocas de gestão pública, questões de investimento ou mesmo de um plano estratégico para posicionar o Brasil como um dos principais competidores do turismo internacional, foi prejudicado ao longo dos anos. A nova Embratur (encarregada da promoção turística do país no exterior) nasce justamente de um esforço do Governo Federal, que encontrou mecanismos legais para o seu fortalecimento ao transformá-la numa agência com mais recursos e mais capacidade de relacionamento com a iniciativa privada. É um novo turismo brasileiro, uma nova visão, que busca justamente posicionar o Brasil como uma potência turística. É uma das maiores conquistas do setor de todos os tempos.

Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP Hotels mediará o painel

Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP Hotels

E como não consigo acreditar que possa haver má intenção contra o nosso país, quero crer que existe muita desinformação em torno desse ponto de transição e principalmente do que vem se falando sobre ele. Um exemplo importante é a alegação de que a MP colocará em risco investimentos e verba do SEBRAE.

Se o orçamento que será destinado à nova Embratur pode significar um grande salto para o setor de viagens nacional, para o Sistema S ele representa apenas 15%. Recurso que será usado para fortalecer a promoção de uma indústria que movimenta 52 segmentos, gera empregos e divisas. Uma indústria na qual, segundo estudos da FGV, cada real investido traz 20 em retorno. E onde 1 em cada 5 empregos são criados no mundo.

Ainda, é fundamental observar que a grande maioria das empresas deste setor é formada por pequenos e médios negócios que, hoje, atuam muito abaixo do seu potencial. Com mais turistas, mais recursos gastos no Brasil, teremos uma economia mais aquecida, com restaurantes e atrações cheios, hotéis funcionando no limite da sua ocupação, mais taxistas, mais guias, mais artesãos, enfim, mais profissionais autônomos e empresas se beneficiando da prosperidade que chega ao país com o turista. E quem inevitavelmente se beneficia desta cadeia saudável? O SEBRAE, o SISTEMA S, que estarão sendo investidores desta indústria tão valiosa para todos nós.

O turismo brasileiro sairá de um orçamento irrelevante de cerca de 8 milhões de dólares (em 2019) para um de 120 milhões. Isso significa uma mudança inédita na história da nossa indústria. Há uma disputa internacional intensa, os destinos são cada vez mais competitivos, investem cada vez mais; o México, por exemplo, investe 400 milhões de dólares e recebe seis vezes mais turistas internacionais que nós. Pela primeira vez, o Brasil vai disputar essa corrida com condições mais justas.

Recentemente soubemos, pela opinião pública, de um plano de ações de promoção do Brasil no exterior feito pela Embratur. Trata-se de um primeiro grande passo para sairmos de anos de letargia, para melhorar a forma como o Brasil se posiciona internacionalmente. E como se faz isso? Como os gigantes fazem: atuando em todas as mídias, buscando investimentos e parcerias com grandes marcas da iniciativa privada, relacionando o país aos ícones do entretenimento, da cultura pop, mostrando ao planeta que o momento do Brasil chegou. Esses projetos são um exercício que visa a internacionalização do nosso país; torná-lo mainstream, levá-lo ao epicentro do entretenimento global.

Ao propor atividades como um blockbuster americano, com elenco renomado, uma animação da Disney ou uma apresentação musical na Broadway, só para dar um exemplo, busca-se colocar o Brasil no imaginário do consumidor internacional que tem, na indústria do entretenimento, um mecanismo de decisão de compra. Esse tipo de divulgação levará cultura, música, arte, gastronomia, recursos naturais do Brasil a uma audiência qualificada que terá ainda mais estímulos para consumir o nosso turismo.

Recentemente, o empresário Álvaro Garnero tocou exatamente nesse assunto. Há décadas, o turismo e a indústria audiovisual trabalham juntos, posicionando destinos no centro do imaginário do consumo global. São inúmeros exemplos, do Marrocos de Casablanca, à Tunísia de Guerra nas Estrelas, à Tailândia de Leonardo de Caprio, à Croácia de Game of Thrones. Países, cidades, lugares às vezes obscuros e que se tornaram fenômenos, com milhares, milhões de visitantes todos os anos. Muitas pessoas viajam em busca desses lugares de fantasia que marcaram para sempre as suas vidas. O Brasil só precisa aprender a usar isso em seu benefício. E capitalizar ainda mais em cima das centenas de milhares de locações cinematográficas que existem por aqui.

E, o que é melhor: sem recursos públicos. Projetos ambiciosos como esses não serão custeados diretamente pela Embratur, que atuará na inteligência em promoção turística, elaborando e selecionando ações relevantes a serem executadas pela iniciativa privada.

Mais que isso, não me parece que o plano da Embratur se restrinja apenas a essas ideias ou a outras já conhecidas pela opinião pública. Não se trata de um tipo de roteiro ou uma religião específica, mas todos os roteiros, todas as religiões, todos os elementos relevantes do nosso turismo. O que se quer é dar notoriedade a todo esse patrimônio que só o Brasil tem.

Ano passado, o Governo Federal promoveu a isenção do visto para turistas dos EUA, Japão, Canadá e Austrália. E números recentes da Polícia Federal mostram que, apenas após seis meses da medida, já há um aumento na procura – sobretudo de norte-americanos, 2º mercado que mais envia visitantes para o Brasil (quase 15% de ampliação, se comparado ao mesmo período do ano passado). Levando em consideração o perfil de gasto desses turistas, temos aí um incremento de R$ 450 milhões na nossa economia (segundo dados do Ministério do Turismo).

Mas o turismo no país, na contramão de tantos atributos positivos, está estagnado. Quase 7 milhões de visitantes veem ao Brasil todos os anos, número inferior ao atingido por monumentos e museus em outros destinos. É o papel do governo dar estímulo e estruturar novas políticas, para que ações arrojadas e investimentos estratégicos possam ampliar esses números. Só assim o Brasil terá condições de se tornar uma potência turística. E o melhor de tudo: todos sairão ganhando.

*Guilherme Paulus é fundador da CVC, maior agência de Turismo da América Latina, e do Grupo GJP, maior rede de hotéis de lazer e eventos do Brasil.

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