Na última sexta-feira (29), foram reveladas, após cinco anos de espera, as primeiras imagens do interior da Catedral de Notre-Dame, através de uma visita ao vivo do presidente francês, Emmanuel Macron, à igreja ícone da cultura e história francesa. A missa de reabertura de Notre-Dame acontecerá no primeiro domingo deste mês (08), cinco anos e oito meses após o incêndio que tomou conta da Catedral.
Naquela época, Macron lamentou o ocorrido: “Como todos os nossos compatriotas, estou triste ao ver que esta parte de nós está pegando fogo”. Agora, na última visita de sexta-feira, o mesmo presidente celebra a reforma que reergueu Notre-Dame: “Nunca vimos um local de construção assim. Todos vocês participaram do projeto da construção do século”, disse Emmanuel.
“O choque da reabertura será tão poderoso quanto o do incêndio. Mas será um choque de esperança. O inferno de Notre Dame foi uma ferida para a nação. E vocês foram seu remédio”, acrescentou o presidente.
Estima-se que a obra teve um investimento de 700 milhões de euros, e mais de 2 mil árvores foram cortadas para serem utilizadas como vigas no novo telhado do templo. Além disso, cerca de 40 mil metros de pedra foram restaurados e/ou limpos. “Parece que foi construído ontem, como se tivesse acabado de nascer, embora Notre Dame seja muito antiga”, conta Adrien Willeme, pedreiro que trabalhou na reconstrução.
VÍDEO: