Câmbio:

Idiomas:

João Pessoa reforça promoção no Sul com estande próprio na BNT Mercosul

Vitor Hugo Castelliano, secretário de Turismo de João Pessoa
Vitor Hugo Castelliano, secretário de Turismo de João Pessoa (Ana Azevedo/M&E)

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) — João Pessoa reforçou sua estratégia de promoção no Sul do Brasil com a participação na BNT Mercosul 2025, realizada sexta-feira (30), em Balneário Camboriú (SC). A capital paraibana busca ampliar a presença na região, considerada estratégica para o desenvolvimento do turismo, e projeta dobrar sua capacidade hoteleira.

Segundo o Vitor Hugo Castelliano, secretário de Turismo de João Pessoa, o Sul concentra um grande mercado emissor, mas ainda há desconhecimento sobre as potencialidades da capital paraibana. “Queremos mostrar que João Pessoa é um destino diferenciado, com infraestrutura de qualidade e atrativos naturais que a tornam a queridinha do Brasil”, afirmou.

Um dia antes da feira (29), o município realizou uma capacitação para agentes de viagens e operadores, com foco na atualização sobre os atrativos e na qualificação para a venda do destino. “A capacitação é fundamental. Ainda existe um desconhecimento sobre o destino e precisamos trabalhar isso com quem vende viagens”, explicou Castelliano.

De acordo com ele, João Pessoa vive um dos melhores momentos para o turismo, com aumento de 34% no fluxo de visitantes em 2025, na comparação com o ano anterior, segundo dados oficiais. Além disso, a cidade lidera o ranking das cidades mais buscadas no Brasil para viagens no segundo semestre de 2025, conforme levantamento da plataforma Kayak.

O secretário destacou que, para atender à crescente demanda, a cidade pretende dobrar sua oferta de hospedagem. “Hoje temos cerca de 12 mil leitos e já temos em processo de aprovação novos empreendimentos que devem acrescentar aproximadamente 15 mil leitos, principalmente na área do Polo Turístico Cabo Branco”, disse Vitor Hugo.

Captação de voo – Outro foco da gestão municipal é a ampliação da malha aérea, com ênfase na atração de voos internacionais. “Estamos em negociações com a TAP para estabelecer um voo direto entre Lisboa e João Pessoa. Isso vai facilitar a chegada do turista europeu e impulsionar ainda mais o nosso turismo”, ressaltou.

Estreia na BNT Mercosul

Vitor Hugo também fez questão de mencionar que, pela primeira vez, João Pessoa participa da BNT Mercosul com estande próprio. “Assumimos essa autonomia porque entendemos que o destino tem força e identidade próprias e que este é um mercado relevante, que merece uma participação mais expressiva”, afirmou.

A presença na feira também foi uma oportunidade para estreitar laços com operadores da região Sul, especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “O público do Sul gosta muito do Nordeste e já está acostumado a viajar para destinos como Natal e Maceió. Queremos que João Pessoa entre definitivamente nesse roteiro”, completou o secretário.

Inspiração para melhoria

Sobre o desenvolvimento urbano, Castelliano comentou que João Pessoa está atenta ao modelo de Balneário Camboriú, que realizou recentemente a engorda de sua faixa de areia para ampliar a capacidade turística e de lazer.

“Estamos fazendo estudos para realizar um trabalho semelhante em João Pessoa, mas com responsabilidade ambiental. Queremos preservar nossos recursos naturais e, ao mesmo tempo, melhorar a infraestrutura para o visitante”, explicou.

Por fim, o secretário convidou os agentes e operadores a conhecerem João Pessoa. “Nossa praia tem água quente o ano todo, sem tubarão e com mar sem onda, que as crianças vão adorar”, disse.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Tópicos relacionados