Teve início nesta quinta-feira (19), em Belém (PA), a 4ª e última reunião técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 – grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais. O encontro marca a conclusão de uma série de discussões realizadas ao longo deste ano em torno de temas estratégicos para o setor, como sustentabilidade, qualificação profissional e atração de investimentos.
O evento foi aberto pela secretária-executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, e pelo presidente do grupo técnico e chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Heitor Kadri.
Sob a presidência do Brasil, o grupo vem se reunindo desde o início deste ano em diversos destinos do país. O primeiro encontro, realizado de forma virtual, teve como foco a qualificação e o treinamento no turismo. Além disso, a reunião foi pautada pelo desenvolvimento do setor por meio de capacitações e pelo aumento do financiamento privado. A sustentabilidade também teve prioridade, já que o país sediará a COP30 em 2025. Na ocasião, a delegação brasileira apresentou um estudo recente, realizado pela ONU Turismo, que traz um marco estatístico para medir a sustentabilidade dos destinos, com base em novos indicadores.
Dando continuidade às discussões, a capital brasileira, Brasília (DF), foi o ponto de encontro da segunda reunião. Na pauta, estavam propostas para assegurar o fortalecimento das instituições multilaterais e a ampliação do financiamento internacional. Ainda durante o encontro, as delegações puderam acompanhar a apresentação de estudos de caso sobre experiências bem-sucedidas no turismo brasileiro.
No Rio de Janeiro (RJ), a 3ª reunião foi um momento de avaliar as discussões e avanços do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 entre os anos de 2010 e 2023, garantindo o apoio e a continuidade das ações estratégicas da cúpula. A reunião contou com a presença de entidades internacionais como a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que trouxeram contribuições com suas perspectivas e expertise no setor.
A programação para os próximos dias inclui uma série de painéis paralelos e discussões ministeriais. Amanhã, o dia começará com uma abertura conjunta liderada por figuras como o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e líderes de organizações internacionais como a WTTC e a ONU Turismo. Entre os destaques, está o Fórum de Sustentabilidade, focado em promover políticas de turismo que impulsionem o turismo sustentável.
No terceiro dia, haverá a reunião ministerial, com a participação dos líderes do setor de diversos países e reuniões bilaterais para discutir parcerias estratégicas. O evento destacará o diálogo entre os setores público e privado, explorando soluções inovadoras para o desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável na Amazônia, seus arredores e em todo o mundo.