Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Líderes mundiais realizam última reunião técnica do GT de Turismo do G20 em Belém (PA)

1f4c7156 9af2 45d5 823e 0282854858f9 Líderes mundiais realizam última reunião técnica do GT de Turismo do G20 em Belém (PA)

Sediada na capital paraense, o encontro concluirá discussões sobre sustentabilidade, qualificação e investimentos privados (Bruno Carachesti/MTur)

Teve início nesta quinta-feira (19), em Belém (PA), a 4ª e última reunião técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 – grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais. O encontro marca a conclusão de uma série de discussões realizadas ao longo deste ano em torno de temas estratégicos para o setor, como sustentabilidade, qualificação profissional e atração de investimentos.

O evento foi aberto pela secretária-executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, e pelo presidente do grupo técnico e chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Heitor Kadri.

Sob a presidência do Brasil, o grupo vem se reunindo desde o início deste ano em diversos destinos do país. O primeiro encontro, realizado de forma virtual, teve como foco a qualificação e o treinamento no turismo. Além disso, a reunião foi pautada pelo desenvolvimento do setor por meio de capacitações e pelo aumento do financiamento privado. A sustentabilidade também teve prioridade, já que o país sediará a COP30 em 2025. Na ocasião, a delegação brasileira apresentou um estudo recente, realizado pela ONU Turismo, que traz um marco estatístico para medir a sustentabilidade dos destinos, com base em novos indicadores.

Dando continuidade às discussões, a capital brasileira, Brasília (DF), foi o ponto de encontro da segunda reunião. Na pauta, estavam propostas para assegurar o fortalecimento das instituições multilaterais e a ampliação do financiamento internacional. Ainda durante o encontro, as delegações puderam acompanhar a apresentação de estudos de caso sobre experiências bem-sucedidas no turismo brasileiro.

No Rio de Janeiro (RJ), a 3ª reunião foi um momento de avaliar as discussões e avanços do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 entre os anos de 2010 e 2023, garantindo o apoio e a continuidade das ações estratégicas da cúpula. A reunião contou com a presença de entidades internacionais como a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que trouxeram contribuições com suas perspectivas e expertise no setor.

A programação para os próximos dias inclui uma série de painéis paralelos e discussões ministeriais. Amanhã, o dia começará com uma abertura conjunta liderada por figuras como o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e líderes de organizações internacionais como a WTTC e a ONU Turismo. Entre os destaques, está o Fórum de Sustentabilidade, focado em promover políticas de turismo que impulsionem o turismo sustentável.

No terceiro dia, haverá a reunião ministerial, com a participação dos líderes do setor de diversos países e reuniões bilaterais para discutir parcerias estratégicas. O evento destacará o diálogo entre os setores público e privado, explorando soluções inovadoras para o desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável na Amazônia, seus arredores e em todo o mundo.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.