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Destinos / Política

Lummertz orienta agentes a ampliar horizontes e aproveitar o momento do turismo doméstico

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo.

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo

A gestão de Vinicius Lummertz à frente da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo vem se destacando no cenário nacional. Com investimentos tanto nos temas “macro” quanto “micro”, a pasta mostrou a importância de ter um planejamento, algo evidente com a criação do Plano 20-30. Soma-se a isso, um total empenhado, em 4 anos, para obras e melhorias de infraestrutura turística, que chegará a R$ 1,4 bilhão. Valor inédito na história e, de acordo com secretário, com força para impactar 2023 e 24. O recorde de liberações foi justamente em 2020, na eclosão da pandemia.

O M&E conversou com Lummertz, que abordou temas de extrema relevância, incluindo as parcerias público-privadas. “Viagens e Turismo é um setor eminentemente privado na sua materialização. É importante entender que a ação público-privada é complementar: há o que os governos podem fazer e empresários não; e o que apenas o setor privado deve fazer. Pensar de forma estanque é prejudicial e contraproducente”, avalia o secretário.

Para ele, o setor ainda não tem o reconhecimento que deveria.  “E isso, em muito, se deve às próprias deficiências estruturais do setor, que não tem um diálogo franco, público-privado, como o que estabelecemos em São Paulo. E, ironicamente, se há um saldo positivo da pandemia, é a demonstração do quanto Turismo e Viagens são fundamentais; fomos notados pela ausência. Nunca circularam tantos estudos de impacto econômico e social do setor. Nunca fomos tão defendidos, inclusive por outros segmentos econômicos”, salienta.

Segundo Lummertz, agentes de viagem devem aproveitar o atual momento, onde o turismo doméstico está em alta, para ampliar vendas. “Aprofunde-se no produto turístico paulista. O estado passa por uma qualificação e diversificação bastante interessante. Resorts, roteiros de aventura e ecológicos, parques entre os mais visitados da América Latina, especialmente os aquáticos, tem ativado todo um ecossistema que chega aos transportadores e meios de hospedagem. Ampliem os horizontes, mudando o olhar apenas sobre os destinos mais famosos: há um aumento na oferta e nos investimentos. Sabendo que no estado estão os dois maiores mercados emissores do País, aproveitem o redescobrimento do turismo doméstico, formatem roteiros e tenham o estado como uma opção para aumentar suas vendas”, orienta.

A entrevista completa com Vinicius Lummertz você lê na página 3, da edição 437 do M&E, clicando aqui.

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