Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Lummertz assume o MTur em cerimônia de posse em Brasília

Marx Beltrão discursa pela última vez antes de deixar o cargo (FOTO: Pedro Menezes)

Marx Beltrão discursa pela última vez antes de deixar o cargo (Pedro Menezes)

BRASÍLIA – Após a participar de uma cerimônia de posse dos novos ministros no Palácio do Planalto, Vinicius Lummertz recebe, neste momento o cargo de ministro do Turismo de Marx Beltrão, que se desliga da pasta para participar das eleições, em outubro. Lummertz, que até segunda-feira (09) ocupava o cargo de presidente da Embratur, teve a sua nomeação publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10).

A gestão de Lummertz à Embratur teve início em 2015 e foi marcada pela busca de posicionamento e da presença do turismo brasileiro em nível internacional. Ele é o principal defensor da mudança do órgão para um serviço social autônomo, nos moldes da APEX-Brasil e Sebrae – previsto no Projeto de Lei 2724/2015.

Sob o comando de Lummertz, a Embratur investiu fortemente na atração de turistas estrangeiros ao verão brasileiro e na divulgação da Olimpíada e Paralimpíada, bem como, articulou com órgãos do governo para dispensar turistas estrangeiros do visto no ano olímpico. Implementou o Comitê Descubra Brasil no Canadá, além de ter potencializado ações na plataforma digital para alcançar mais viajantes internacionais.

Cerimônia de posse aconteceu no Palácio do Planalto

Cerimônia de posse aconteceu no Palácio do Planalto (Roberto Castro/MTur)

Junto ao Ministério do Turismo, levou ao Ministério das Relações Exteriores proposta para estender a isenção de vistos aos estrangeiros que visitaram o Brasil durante os Jogos Olímpicos em 2016. Além disso, participou de reuniões que decidiram propor o visto eletrônico (e-visa) para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida entrou em vigor no final do ano passado.

A aproximação com o trade nacional foi mais um ponto forte na passagem de Vinicius Lummertz pela Embratur. Ele buscou se articular com os diversos atores turísticos e compreender as demandas do setor, especialmente quanto aos impedimentos burocráticos existentes. “A minha expectativa é que os esforços realizados até aqui possam levar aos futuros dirigentes do País a importância e o papel do turismo para o desenvolvimento nacional, a necessidade de abertura para participação do setor privado“, disse.

Formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, Lummertz estava na Embratur desde junho de 2015, por indicação do PMDB de Santa Catarina. Ele foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis e diretor nacional e estadual do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas). Ele também foi secretário de Estado do Planejamento e Relações Internacionais de Santa Catarina (2007-2010), além de ocupar o cargo de secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, de setembro de 2012 a maio de 2015.

Receba nossas newsletters