Certos destinos nacionais já ostentam mais de 70% de adesão ao “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, iniciativa do Ministério do Turismo que oferece protocolos de biossegurança para 15 atividades turísticas. Até o momento, exatos 29,4 mil empreendimentos turísticos e guias de turismo já solicitaram a emissão do selo.
Os municípios baianos de Mucuri e Camamu ostentam mais de 90% de seus prestadores de serviços turísticos inscritos no Cadastur já com o selo. Ainda no Nordeste, Cairu (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Japaratinga (AL) aparecem com adesão acima de 70%. No Sudeste, as cidades de Anchieta (ES) e Tijucas (SC) aparecem com adesão acima de 80%.
“Observando os números e a movimentação do setor, a perspectiva é de que já na próxima temporada de verão seja possível chegarmos aos níveis de ocupação e movimentação correspondentes ao período antes da pandemia. E certamente a adesão dos empreendimentos e profissionais do turismo ao selo será fundamental neste momento”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Para obter o selo, o prestador de serviço turístico ou guia de turismo precisa estar com a situação regular no Cadastur, o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos. O cadastro pode ser feito online, clicando AQUI.