
SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (14), primeiro dia da WTM-LA no Expo Center Norte, o estado de Mato Grosso do Sul anunciou não apenas um evento, mas um conjunto de eventos já consolidados no calendário sul-mato-grossense. A diferença é que hoje o lançamento é para o mercado nacional, para também ser um motivador de fluxos de turistas de fora do estado. “Vocês têm muitas oportunidades pra trabalhar. Quem quer ir a Bonito ou ao Pantanal tem ótimas opções com os festivais do Mato Grosso do Sul. Temos o Festival América do Sul, o Festival de Inverno de Bonito, o Bonito Cinema Sul, que é o nosso festival de cinema sul-americano, e o nosso São João de Corumbá”, enfatizou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS.
“Hoje os maiores investimentos em produtos culturais no Mato Grosso do Sul acontecem fora da capital. É um investimento muito grande que o governo do estado faz, com o auxílio das prefeituras, mas esse olhar do nosso governador de compreender a necessidade de termos grandes projetos culturais no nosso estado, para consagrar a nossa cultura sul-mato-grossense e trazer um pouco também o que tem de bacana no Brasil e no mundo”, complementou Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS.
CALENDÁRIO
Os festivais são gratuitos e refletem o compromisso do estado com a valorização da cultura, o fortalecimento da economia criativa e a promoção do turismo sustentável. O Governo de Mato Grosso do Sul convidou os operadores e agentes de turismo a integrarem esse movimento, criando pacotes, divulgando os eventos e apostando no estado como destino de experiências inesquecíveis.
Festival América do Sul Pantanal
O festival, em Corumbá, reúne nomes de peso da música latino-americana e brasileira. A programação contempla todos os estilos e faixas etárias:
- 15 de maio: abertura com a dupla sertaneja Duduca & Dalvan
- 16 de maio: o rap e a poesia urbana de Xamã
- 17 de maio: Alcione e o espetáculo internacional Buena Vista Social Club Tribute
- 18 de maio: encerramento com o romantismo do grupo Pixote
Festival de Inverno de Bonito
O evento propõe uma verdadeira imersão artística na natureza com shows em meio a cenários paradisíacos:
- 20 de agosto: Elba Ramalho e Maestro Spok, com forró e frevo
- 21 de agosto: Titãs em um show histórico de rock nacional
- 22 de agosto: Samuel Rosa, ex-Skank, com seus clássicos atemporais
- 23 de agosto: Jorge Aragão encantando com seu samba poético
- 24 de agosto: Guilherme & Santiago encerrando com animação sertaneja
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA