Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

MEETING FESTURIS – Estratégias de tecnologia aplicada ao turismo em destaque

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

GRAMADO – No encerramento do primeiro dia do Meeting Festuris, no Master Gramado, o tema abordado foi o impacto das novas tecnologias ao turismo. O painel foi aberto por Rita Vasconcelos, ex-presidente da Abav-RS. “Mudou muito o perfil do nosso cliente e cada vez mais o turista chega a agência já com um volume imenso de informações. Isso não acontecia até recentemente”, revela.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, destacou no painel o tema da aviação e as novas tecnologias e o papel da Abear. “De 2003 para cá, triplicamos o volume de passageiros com inovações e tivemos também uma baixa no preço médio da tarifa, além de facilidades no parcelamento. A Abear veio como uma entidade representativa do setor num novo ambiente onde o turista e as empresas enfrentaram mudanças importantes”.

Eduardo lembrou ainda que o jovem de hoje não apenas aprende, mas já é capaz de ensinar e influenciar até na escolha do destino. “Não se pode ignorar o papel importante das mulheres neste papel da escolha do destino, bem como no público da terceira idade, uma vez que no próximo século mais pessoas vão passar dos 100 anos”. Segundo ele, o consumidor usa cada vez a tecnologia em busca de informações. “Mas não basta a informação, precisamos saber o que fazer com ela. Isso acontece por exemplo para quem vai comprar um carro. O uso das redes sociais pode acabar com um produto a partir de um simples comentário criticando o produto”, alertou.

Para Sanovicz, os novos hábitos de viagem influenciam diretamente no sucesso da venda. É preciso valorizar os intermediários para que tornem seus produtos mais atraentes. “Também é preciso observar preferências pessoais, hábitos de consumo, uso das novas tecnologias e o contato direto com o consumidor por meio de aplicativos. Entendo que hoje as pessoas logo que chegam a um destino querem registrar isso no celular. São novos hábitos que devemos estar atentos e bem preparados para enfrentar a velocidade das informações cada vez maiores”.

O painel contou também com a participação de Juliano Kimura, CEO da Trianons, que abordou o tema “Inovação Digital com suas soluções e resultados”. Segundo o executivo, o gerenciamento nas empresas está mais inteligente e produtivo. “Tudo hoje em dia tem solução na internet de modo a usar ferramentas que se traduzem em menos recurso e tempo para obter melhores resultados”, destacou.

Juliano abordou ainda novas ferramentas como manychat e novas experiências ao cliente. “Ao recepcionar seu cliente você tem formas e meios de surpreender o cliente e isso cria uma experiência diferente para o consumidor. Da mesma forma que é preciso buscar novas campanhas e checar o resultado junto a quem recebe a mesma. O resultado tem que a ver com o investimento realizado. A batalha na internet está pelo quanto custa e quanto você obtém de retorno”, alertou. Destacou ainda que o sucesso para realização de negócios é fundamental se criar um networking que permita maior interação e criar relacionamentos”.

Ao finalizar, lembrou que todo investimento na internet deve-se observar o custo e o impacto, além das informações essenciais de modo reduzido. “Você tem que procurar impulsionar sua informação em tempo real, em todas as ferramentas que as novas tecnologias oferecem, sem esquecer de levar em conta três fatores: como as pessoas te encontram e se as informações atendem ao que o teu cliente deseja. Mudar é essencial para evoluir diante das novas plataformas, mas mudar é sempre uma escolha. Caso você não evolua não irá sobreviver”.

Receba nossas newsletters