Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Mobilidade e eventos: planos de MG para se consolidar como polo turístico

Paulo Almada, secretário de Turismo de Minas Gerais

Paulo Almada, secretário de Turismo de Minas Gerais

BUENOS AIRES – Mobilidade, conectividade aérea e calendário de eventos. Este tripé é a grande aposta de Minas Gerais para se posicionar como um dos principais destinos turísticos do País. O primeiro destes elementos deve sair do papel ainda em 2018: o ‘Modal do Turismo’. O projeto consiste na criação de rodoviárias turísticas localizadas nos aeroportos de Belo Horizonte (Pampulha e Confins) para garantir o traslado de turistas, sejam de pequenos ou grandes grupos, para, hotéis, eventos ou atrações turísticas localizadas em raio de 250 km da capital.

“A nossa primeira ação será o Modal do Turismo. Já foi autorizado e deve ser publicado no Diário Oficial durante esta semana. A ideia é integrar os sistemas das operadoras para que possamos saber a lista de passageiros e o número necessário para o transporte. O conceito é o facilitador do turista do aeroporto”, explica o secretário de Turismo de Minas Gerais, Paulo Almada.

Após esta etapa, o governo deve iniciar a licitação das empresas para a realização do serviço, que deve garantir ar condicionado e Wi-Fi, caso de ônibus para grandes grupos, e contará com a possibilidade de avaliação do motorista. O estado dará um incentivo por meio de isenção de ICMS.

Eventos

Os eventos são outro ponto de destaque no plano mineiro para o Turismo. A intenção é criar um calendário com cerca de 80 eventos ao longo do ano, garantindo a logística entre as atrações e os hotéis por meio do Modal do Turismo. A estratégia entra em prática já em novembro, com a realização de um festival de Turismo rural e gastronômico na cidade de Noiva do Cordeiro entre os dias 24 e 25.

“Vamos fazer este laboratório em Noiva do Cordeiro, no qual convidaremos 5 mil pessoas. Teremos Shows, teatro, performance, gastronomia e ecoturismo. O agronegócio está envolvido nisso e nos apoiando. No ano que vem este festival será aberto. A ideia e fazer eventos como este girando o ano inteiro”, explica o secretário.

Conectividade

E para garantir um aumento no fluxo de turistas, a estratégia fundamental e reforçar a malha aérea do estado. Neste ponto uma das grandes parceiras é a Azul, que conta com um hub em Confins, mas a estratégia é fortalecer também a aviação regional e para isso uma parceira estratégica será a Passaredo. Avianca e Gol também negociam com o estado para fortalecer sua presença.

“Já existe a presença de diversas rotas regionais e queremos incentivar isso ao máximo. A Passaredo pode ser uma parceira estratégica e se colocou com disponibilidade para atender essa demanda regional. Azul é o parceiro mais importante com 50% da movimentação de passageiros em Confins. A Gol também se apresenta para ampliar sua presença, assim como a Avianca, que dentro de dois anos deve se tornar um grande parceiro de Minas”, ressalta Paulo Almada.

O M&E viaja de Ethiopian Airlines e com proteção GTA

Receba nossas newsletters