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Destinos

Moraes encerra gestão na SMTur e dá novo impulso ao turismo de POA

Luiz Fernando Moraes

Luiz Fernando Moraes

Foram 9 anos à frente da secretaria municipal de Turismo de Porto Alegre, num modelo de gestão pautado por um programa de estruturação profissional após a criação do órgão, aliado a implantação de ações e programas direcionados ao turismo segmentado em áreas como turismo rural, LGBT, náutico, turismo saúde, turismo criativo, turismo cinematográfico e rota cervejeira. Com o sentimento de dever cumprido e resultados concretos, Luiz Fernando Moraes, encerra neste dia 31 seu mandato, na SMTur POA.

“Foi um grande desafio, pois até 2007 o turismo de Porto Alegre tinha apenas um escritório e fui convidado na época para estruturar a Secretaria de Turismo Municipal. Conseguimos avançar graças a um modelo profissional pautado no espírito de empreendedorismo e parcerias, onde buscamos investir no turismo segmentado, uma vez que não temos o produto sol e mar de outras capitais e tínhamos que buscar caminhos que mantivessem nossa competitividade de mercado”, destacou ele.

O dirigente não tem dúvidas de que o turismo após a sua gestão ganhou um novo olhar por parte dos governantes. Ao mesmo tempo defende a continuidade de boa parte dos programas por parte do seu sucessor. “Temos aí aprovado o novo centro de convenções, com R$ 60 milhões de recursos para fomentar o turismo corporativo e é importante que os novos governantes mantenham a secretaria de modo independente sem agregá-la a outras secretarias, como tem acontecido em algumas cidades”.

No balanço de sua gestão, Moraes lembra que o turismo de Porto Alegre ganhou um novo impulso nesta última década. “Trabalhamos programas que tinham um grande potencial mas que ainda não eram explorados, como o turismo criativo, o turismo saúde e o LGBT”, adiantou. Confira abaixo algumas das ações e programas implementados pela SMTur em sua gestão:

  • Novos voos internacionais que geraram aumento do fluxo de passageiros. Apenas em 2015 a cidade recebeu mais de 500 mil passageiros em seis mil voos internacionais, totalizando 8,4 milhões de paxs por ano no aeroporto
  • Entre 2011 e 2015 o número de visitantes estrangeiros atendidos nos Postos de Informações do município cresceu 39%, com incremento de 48% da America do Sul
  • A cidade ganhou novos hotéis totalizando 19 mil leitos e três milhões de hóspedes por ano
  • Incentivo em novas áreas agregadas ao turismo como a indústria de audio visual, turismo LGBT, o que valeu a Porto Alegre na avaliação do Sebrae, levar a capital gaúcha a ser o terceiro destino mais competitivo do país perdendo apenas para Rio e São Paulo
  • Premiação em Boas Práticas em Atrativos Turísticos, Sustentabilidade Social, primeiro lugar em Marketing e Promoção do Destino de acordo com o Indice de Competitividade do Turismo Nacional, e distinção na Categoria Cooperação Regional
  • Definição de áreas turísticas com inventário da oferta turística, tours e circuitos na capital, implantação da sinalização turística, criação da Casa Mercosul, criação do bonde histórico para promoção e divulgação, rotas regionais e programas de qualificação de mão de obra com a criação da Escola Social de Turismo.
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