Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Morre Paulo Gaudenzi aos 74 anos em Salvador

Paulo Gaudenzi, presidente do Salvador Destination

Paulo Gaudenzi deixa um legado histórico para o turismo baiano e nacional (Pedro Menezes/M&E)

Um dos grandes nomes da história do turismo baiano e brasileiro se despediu de nós nesta segunda-feira (4). Paulo Gaudenzi, de 74 anos, faleceu nesta tarde, em Salvador, por conta de uma infecção generalizada. Economista, empresário, ex-secretário e especialista no segmento turístico, Paulo Gaudenzi deixa três filhos. Sempre tratado como um grande revolucionador do turismo da Bahia e de sua promoção no mercado nacional e internacional, Paulo Gaudenzi, para muitos, foi aquele que fez a Bahia ser o estado mais conhecido do Nordeste.

O velório está marcado para as 8h no Cemitério Jardim da Saudade, já nesta terça-feira (5). O sepultamento acontece às 16h. Paulo Gaudenzi foi fundador e presidente do Salvador Destination, empresa responsável pela fomentação de eventos na capital baiana. Até então, era o VP de Relações Institucionais do Salvador Destinations, área que sempre foi especialista, bem como a economia. Antes, no entanto, foi secretário da Cultura e do Turismo do Estado da Bahia, tornando-se referência no Brasil dentro do segmento turístico.

Sempre admirado por amigos e colegas, Paulo Gaudenzi ao longo de toda sua carreira também compartilhou da sua inteligência ao proferir mais de 150 conferências e palestras no País e no mundo. Desde 2007, prestava serviço de consultoria para empresas e órgãos dos governos, contribuindo com sua experiência e expertise no setor. Em 2010, foi responsável por realizar o Plano Emergencial de Turismo para Fortaleza. O projeto tinha por finalidade acelerar as possibilidades de eventos na cidade. Além disso, realizar atividades para aumentar a oferta turística da Capital, através de novos roteiros turísticos a serem criados e ofertados pelo receptivo local.

 Roberto Duran (presidente da Salvador Destination), Claudio Tinoco (secretário municipal Cultura e Turismo) e Paulo Gaudenzi (vice presidente da Salvador Destination)

Paulo Gaudenzi em uma de suas últimas aparições públicas, no Festival do Caruru, em outubro de 2018, ao lado de Roberto Duran, presidente do Salvador Destination, e Claudio Tinoco, secretário de Turismo de Salvador

Uma de suas últimas aparições aconteceu em outubro de 2018, no Festival do Caruru, que comemorou o Dia Mundial do Turismo. Na ocasião, como VP de Relações Institucionais, Paulo Gaudenzi ainda tinha uma grande liderança dentro do Salvador Destination, no qual sempre será o eterno fundador.

Em 2016, na época ainda presidente do Salvador Destination e VP da ABIH-BA, Paulo Gaudenzi concedeu uma entrevista ao M&E que ganhou destaque ao longo dos anos: “Paulo Gaudenzi: 5 passos para a Bahia manter a liderança turística no Nordeste”. O artigo revela toda a estratégia de Paulo Gaudenzi para o destino se manter em primeiro lugar na região. O enterro de Paulo Gaudenzi ainda será confirmado aqui mesmo pelo M&E.

Receba nossas newsletters