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Política

MTur celebra Dia Nacional do Turismo com homenagem à resiliência do setor

Carlos Brito, ministro do Turismo

Carlos Brito, ministro do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

O Brasil celebra neste domingo (8) o Dia Nacional do Turismo, segmento que, gradualmente, volta a experimentar números condizentes com a imponência de uma atividade transversal a mais de 50 diferentes ramos da economia em todo o país. Na ocasião, o o ministro do Turismo, Carlos Brito, elogia os esforços do trade turístico frente aos desafios e reforça o compromisso com o pleno restabelecimento do setor.

“O apoio do governo Bolsonaro e o comprometimento do trade foram fundamentais para preservar atividades e preparar a retomada. Os resultados nos motivam a trabalhar para permitir que o turismo volte aos níveis pré-pandemia e contribua cada vez mais com a economia e a geração de emprego e renda”, frisa.

Carlos Brito ressaltou ainda que a adoção de protocolos de biossegurança, aliada a avanços na vacinação contra o coronavírus promovida pelo governo federal, reforçam o ambiente propício à realização de viagens no país. “O nosso grande objetivo foi garantir a sobrevivência de atividades em todo o Brasil para que você, turista, possa usufruir do melhor que os nossos diversos destinos têm a oferecer em termos de experiências memoráveis”, justifica.

O Dia Nacional do Turismo foi instituído em 2012, com a sanção da Lei 12.625. A data é uma referência a 8 de maio de 1916, quando o estado do Paraná solicitou que terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque. A demanda foi acatada em 28 de julho de 1916, com o Decreto Estadual nº 653. Hoje, a unidade recebe milhões de turistas e constitui um ícone do turismo nacional.

Perspectivas positivas

As evidências do desempenho positivo se baseiam em dados recentes. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por exemplo, 6,4 milhões de passageiros viajaram em voos nacionais durante o mês de março, o dobro do mesmo período de 2021. Também em março, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) apurou um faturamento total de R$ 869 milhões na área, apenas 2% inferior ao do mesmo mês em 2019.

Outra mostra favorável vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): o índice de atividades turísticas no país cresceu 29% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período de 2021 – isso depois de avançar 21% ao longo do ano passado, na comparação com 2020. Por sinal, filiados à Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) fecharam 2021 com receitas totais de R$ 19,3 bilhões, um aumento de 37,6% em relação a 2020.

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