BRASÍLIA – Acontece, nesta quinta-feira (26), o primeiro dia de Abav Expo 2024, a maior feira de turismo do Brasil. Em meio a quase 200 estandes de exposição e mais de 1,5 mil marcas presentes, o Ministério do Turismo (MTur) do Brasil não poderia ficar de fora de um evento tão representativo para o setor. Ana Carla Lopes, secretária da MTur, destacou, em conversa com o M&E, a importância do evento e as novas iniciativas tomadas pelo Ministério para fomentar o turismo brasileiro.
Durante a entrevista, Lopes enfatizou que o turismo nacional continua sendo um motor vital para a economia brasileira. “Os brasileiros já viajam bastante pelo Brasil, mas precisamos incentivá-los a viajar ainda mais. É fundamental oferecer novas rotas, desde modais ferroviários até opções aéreas e de navegação, para diversificar as escolhas e baratear os custos”, explicou.
A campanha “Conheça o Brasil”, que inclui iniciativas como “Conheça o Brasil Voando” e “Conheça o Brasil Realiza”, em parceria com o Caixa e o Banco do Brasil, tem sido uma ferramenta importante para estimular o turismo interno. “Estamos batendo recordes em números de passageiros, passagens compradas e trechos voados. O mais relevante, porém, é a sensação de poder viajar, saber que mais brasileiros estão explorando o seu próprio país”, ressaltou Lopes.
MTur celebra Lei Geral do Turismo
Outro tema abordado foi a recente aprovação da Lei Geral do Turismo. Lopes descreveu a nova legislação como uma vitória construída com diálogo e a participação ativa do Conselho Nacional de Turismo (CNT). “Essa lei revogou diversos dispositivos, alterou outros e trouxe novas ações que impactarão diretamente o setor e os turistas”, afirmou.
Ela destacou que a legislação busca fomentar o turismo como uma atividade comercial essencial, quebrando a dicotomia de que esse setor não é benéfico. “O estado acredita no turismo e investe em seu fortalecimento”, complementou.
Debate sobre o horário de verão
Questionada pelo M&E sobre a possível volta do horário de verão e como o MTur tem tratado o assunto, Ana enfatizou a importância de um debate pacífico e democrático. “Estamos consultando 93 entidades por meio do CNT. Todas serão ouvidas, tanto a favor quanto contra, e precisamos considerar os impactos nas atividades aéreas. Contudo, as próprias aéreas já afirmaram que não são contra, desde que haja um planejamento prévio”, afirmou Lopes. A expectativa é que, com planejamento adequado, seja possível organizar as operações com antecedência e a volta do horário de verão seja uma realidade.
Retorno da Abav pro DF
Ana Carla Lopes destacou ainda a importância do retorno da Abav à capital federal. Segundo Lopes, a presença da feira em Brasília é vital para a promoção do turismo no Brasil, uma vez que a cidade possui uma conexão privilegiada com todas as capitais do país, tornando-se um ponto estratégico para reunir representantes do setor, além de ser o ‘coração político’ do país.
“A Abav é uma das maiores feiras de turismo do Brasil. Manter esse evento em Brasília, que é o centro do poder político, é relevante. Aqui estão todos os estados, e essa conexão é, por si só, grandiosa e significativa”, afirmou a Secretária.
*O M&E viaja com proteção GTA