Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur e Embratur lançam programa que amplia sensação de segurança dos turistas

19c5786f-4052-4ea9-8ebb-081c758d5caa

O programa foi criado para contribuir com posicionamento do Brasil como um destino seguro (Roberto Castro/MTur)

Ministério do Turismo e Embratur lançaram, durante a 1ª reunião do Fórum de Segurança Turística, em Brasília, nessa terça-feira (1°), o “Programa Turismo Seguro”, com 59 ações divididas em sete eixos de atuação que envolvem a segurança pública, a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, as relações de consumo no turismo, o transporte de turistas, a defesa civil, a vigilância sanitária e a comunicação positiva.

O programa foi criado para contribuir com posicionamento do Brasil como um destino seguro, para a sensibilização dos diversos atores que contribuem para a segurança turística, a melhoria das relações de consumo do turismo e a troca de informações entre instituições com gerência sobre defesa civil.

“Estamos concretizando e vamos tirar do papel propostas que devem aprimorar a segurança turística no nosso país. Uma demanda antiga que só agora estamos dando um espaço adequado e que, sem dúvida, refletirá no crescimento do nosso setor”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para a elaboração do “Programa Turismo Seguro”, o Ministério do Turismo e a Embratur se reuniram durante o ano de 2021 no intuito de desenvolver propostas que atendessem com eficiência à população

Para a elaboração do “Programa Turismo Seguro”, o Ministério do Turismo e a Embratur se reuniram durante o ano de 2021 no intuito de desenvolver propostas que atendessem com eficiência à população. Ao final destas reuniões foram criadas 59 ações, entre elas o mapeamento de delegacias especializadas, a criação de um diagnóstico de segurança turística e de um painel de monitoramento de adesões ao Código de Conduta, além da definição de estratégias sobre segurança e turismo.

A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, ressaltou que o Programa foi construído a partir do entendimento do potencial que a atividade turística tem para a geração de emprego e desenvolvimento no Brasil. “A gente pretende disponibilizar um documento orientador acerca das ações do Ministério do Turismo direcionadas à segurança turística”, destacou.

Fornatur parabeniza iniciativa do MTur

O presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, parabenizou a iniciativa do Ministério do Turismo na criação do programa e lembrou da importância de se mobilizar reunir os demais entes da federação. “O Fórum Nacional pode ajudar muito, envolver a governança, cada um com as suas competências. Tanto aos secretários estaduais e municipais precisamos nos envolver, sobretudo das grandes capitais e dos maiores destinos e engrossar esse caldo aí que está muito bonito. Parabéns ao Ministério do Turismo por ditarem o ritmo das coisas. Contem com a gente”, ressaltou.

 

Receba nossas newsletters