Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

MTur e Festuris debatem passaporte de saúde e medidas de socorro ao setor

40f959c5-5525-4861-90f6-a66f298ba7f3

Durante a transmissão online, o ministro do Turismo também apontou o protagonismo do setor na pauta econômica prioritária do governo federal (Roberto Castro/MTur)

O Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado) realizou sua primeira live do ano, nessa terça-feira (6), com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na ocasião, foi abordado a utillização de um certificado de vacinação contra a Covid-19 para impulsionar a retomada segura do turismo nacional. Falando aos CEOs do evento, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, o ministro destacou um acordo firmado com o Ministério da Saúde para o uso do aplicativo Conecte SUS.

“Conversei hoje com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e acabamos de firmar um acordo para fomentar o uso o aplicativo. Quem já tomou a vacina vai estar lá, com CPF. A pessoa vai receber um QR Code com seus dados, atestando a vacinação”, informou Machado.

Durante a transmissão online, o ministro do Turismo também apontou o protagonismo do setor na pauta econômica prioritária do governo federal e citou medidas adotadas para socorrer o ramo no enfrentamento às dificuldades geradas pela pandemia. Entre elas, a regulamentação da remarcação de serviços turísticos e a disponibilização de um total de R$ 5 bilhões em crédito por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

“A gente tem trabalhado incansavelmente pela reconstrução do turismo. O presidente Jair Bolsonaro já demonstrou isso com poucas palavras, mas com muitas atitudes”, comentou Machado Neto. O ministro elencou, ainda, esforços para fortalecer o turismo rural no Brasil, uma das tendências mundiais do pós-pandemia, e estimular o turismo interno, que também tende a avançar a partir da redução dos efeitos negativos da Covid-19.

Eduardo Zorzanello, por sua vez, comemorou avanços na discussão voltada à criação de uma espécie de “passaporte de vacinação” e manifestou apoio à iniciativa do governo federal. “A gente reconhece a importância desse passaporte global de vacinação, é um momento de reabertura das fronteiras. Estamos junto com vocês, poder público e privado, de mãos dadas, para enfrentar essa doença. E nós vamos vencer”, apostou o CEO do Festuris.

Receba nossas newsletters