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Destinos

MTur vai implementar Rede Brasileira de Cidades Criativas no Brasil

Mapa-turismo Mtur

A ideia da Rede Brasileira de Cidades Criativas é estimular cidades a usarem o seu capital criativo e inovador para promoção do desenvolvimento

O Ministério do Turismo planeja implementar no país a Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O MTur já lançou edital que vai selecionar uma instituição para auxiliar na criação de um modelo conceitual para o desenvolvimento da Rede, com o objetivo de estimular o crescimento econômico de municípios brasileiros por meio do turismo e da economia criativa.

“O resultado é a melhoria dos negócios criativos e turísticos já existentes, bem como a criação de novos empreendimentos e modelos de gestão comprometidos com a promoção e o uso responsável dos recursos, conectando pessoas ou organizações com interesses em comum”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A instituição contratada deverá realizar levantamento de informações e a elaboração de um documento referência com diretrizes, estratégias e critérios de inserção de cidades criativas na rede brasileira. O edital para o chamamento público está disponível no site da Unesco (Clique aqui para acessar). As propostas podem ser enviadas até o dia 1º de março. O edital de seleção faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a Unesco.

A ideia da Rede Brasileira de Cidades Criativas é estimular cidades a usarem o seu capital criativo e inovador para promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, os governos municipais, empreendimentos e agentes criativos, gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

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