Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Após investimentos de R$ 235 milhões, Museu do Ipiranga reabre ao público nesta quinta (8)

museum-g7f13f7bbd_1920

A reabertura faz parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil.

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga, localizado em São Paulo, foi reinaugurado na noite dessa terça-feira (6), com uma cerimônia especial que contou com a presença de diversas autoridades e convidados, incluindo o ministro do Turismo, Carlos Brito, e o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz. A reabertura faz parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil.

O Museu do Ipiranga passou por uma extensa obra, que teve custo total de R$ 235 milhões, custeados pela Lei de Incentivo à Cultura, por investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos feitos pelos governos do estado e federal. Agora, os visitantes – que devem chegar a 1 milhão por ano – terão muito o que ver, já que a área total foi ampliada de 6.400m² para cerca de 13.400m².

O local abriga um acervo de 450 mil itens e documentos. Entre eles estão o icônico quadro “Independência ou Morte”, do artista brasileiro Pedro Américo, que eternizou o que teria sido o marco da emancipação do Brasil perante Portugal. A obra foi uma das primeiras a serem restauradas, dentro do próprio local onde fica instalada (Salão Nobre do Edifício-Monumento) devido às amplas dimensões da pintura: 4,15m x 7,6m.

A partir desta quinta-feira (8), o público poderá conferir 12 novas exposições, reunindo quase 4 mil itens, 70 produções audiovisuais e 333 recursos multissensoriais. A interatividade, usada como grande recurso, chama a atenção, mediante agendamento pelo site ou pela plataforma Sympla

História

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, especializado em história e cultura material e integra a Universidade de São Paulo. O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822.

O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

Foram quase três anos de obras no Museu do Ipiranga, incluindo a restauração de mais de três mil itens do acervo, reparos de arquitetura, conserto de assoalhos e pisos, instalação de elevadores e rampas de acesso, construção de um novo edifício e exposições multissensoriais.

Horário de Funcionamento (a partir do dia 8 de setembro):

Terça a domingo:
De 8 a 11 de setembro: das 11h às 16h
A partir do dia 13 de setembro: das 11h às 17h.

Informações sobre ingressos: [email protected]

Receba nossas newsletters