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Feiras e Eventos

O turismo como motor econômico: Toni Sando destaca a importância das vendas e do trabalho invisível no setor

Toni Sando presidente do SPCVB durante sua fala no Esfe 2025 e1739891733299 O turismo como motor econômico: Toni Sando destaca a importância das vendas e do trabalho invisível no setor

Toni Sando, presidente do SPCVB (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – Durante a 20ª edição do Esfe, realizada em São Paulo nesta terça-feira (17), Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), trouxe uma perspectiva crucial sobre o impacto do turismo na economia e o trabalho essencial por trás de eventos e atividades turísticas.

Sando destacou que o turismo é um motor de crescimento econômico, essencial para o desenvolvimento local e global. “Se queremos que nosso país se torne um modelo mundial, precisamos aumentar o fluxo de visitantes, gerando novas oportunidades de negócios e empregos. O turismo é uma via essencial para a alavancagem econômica”, afirmou.

Ele enfatizou que a relação entre vendas e hóspedes é vital para garantir o sucesso de qualquer destino ou evento. “Sem vendas, não há hóspedes; sem operação, não há hospedagem. O mesmo se aplica aos eventos: sem inscrições, patrocínios e promoção, não há evento. O trabalho comercial e estratégico é a base que sustenta toda a estrutura do setor”, declarou.

O presidente do SPCVB ainda abordou o trabalho invisível, mas indispensável, que acontece nos bastidores. Sando explicou que muitos não percebem o esforço necessário para garantir uma experiência impecável aos visitantes, mas que esse trabalho é o que realmente faz a diferença. Ele citou como exemplo a organização de eventos e a captação de grupos turísticos, ressaltando que esses esforços acontecem silenciosamente, mas com grande impacto. “Embora esse trabalho de bastidores pareça invisível, ele é o que garante o sucesso dos eventos e a satisfação dos visitantes”, completou.

Toni também ressaltou que as associações de turismo e convenções desempenham um papel fundamental ao promover destinos e captar eventos internacionais, criando um ciclo positivo para a economia. “Cada evento gerado movimenta hotéis, restaurantes e todos os serviços locais. Esse ciclo contínuo é vital para garantir o crescimento das cidades e a criação de novos negócios”, concluiu.

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