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Destinos / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Brasil CVB apresentará proposta para a retomada do turismo

Marcio Favilla destacou que projeções foram superadas em dois anos

Marcio Favilla, ex-OMT, participou da formatação do material

O Brasil Convention Visitors Bureau (Brasil CVB) lançará um material especial baseado em propostas e soluções a curto, médio e longo prazo para a retomada do setor do Turismo brasileiro. A instituição contou com a participação do ex-diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Marcio Favilla, de Maria Luisa Leal e Carla Naves para a realização desta proposta ao trade, que será apresentada oficialmente na próxima segunda-feira (14), na abertura do 12° Congresso Brasileiro de CVBs.

O M&E entrou em contato com Marcio Favilla para que pudesse adiantar qualquer detalhe deste material. “Esse trabalho surgiu de uma ideia do próprio Márcio Santiago, presidente do Brasil CVB, com a contribuição dos conventions, para um debate sobre a retomada do turismo brasileiro. Neste trabalho, apresentamos um quadro do turismo internacional e fazemos uma série de considerações sobre os impactos no turismo brasileiro e internacional, além dos cenários e desafios, tendências que surgem com a pandemia e a proposta de ações para a retomada”, disse.

De acordo com Favilla, as propostas são divididas em prazos: o curto (o que estamos vivendo agora e o começo da desescalada do número de infectados pela Covid-19; o médio (da desescalada até a disponibilidade de vacinas); e o longo prazo (com toda a população imunizada ou com medicamento eficaz para tratar a doença), o que de acordo com Favilla só acontecerá em meados do ano que vem.

A queda do internacional e a oportunidade do doméstico

O trabalho foi feito em cima da situação internacional no período de janeiro a maio, números disponíveis no momento. Favilla lembra que houve uma redução de 56% nas chegadas internacionais. Em maio, a queda chegou a 98%. “Menos 300 milhões de chegadas internacionais e uma perda 330 bilhões de dólares em receitas provenientes do turismo para os destinos visitados. Isto é o que os turistas deixaram de gastar de janeiro a maio”, disse Márcio.

Ele lembra que a pandemia trouxe perdas para o Turismo três vezes maiores do que as ocorridas em 2009, com a crise mundial financeira. “O turismo precisou parar para todos se darem conta da importância do setor. E ainda com as restrições, este é o ano do turismo interno, até chegarmos na vacinação total, Durante os próximos 12 meses o turismo interno tem sua oportunidade grande de retomar suas atividades dentro claro de certos princípios, com uma retomada segura, sustentável e competitiva”, afirmou o ex-diretor executivo da OMT.

Brasil: a retomada pelo turismo doméstico de até US$ 1,5 bilhão

Marcio Favilla lembrou que os brasileiros gastaram uma média de US$ 18 bilhões nos últimos três meses do ano, cerca de US$ 1,5 bilhão de dólares por mês, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Os estrangeiros, por sua vez, aqui no Brasil, gastaram cerca de US$ 500 milhões/mês. Os brasileiros gastam no exterior, em média, o triplo que os estrangeiros gastam no País. Sendo assim, surge a oportunidade destes US$ 1,5 bilhão serem gastos aqui.

Justamente pela retomada do turismo doméstico. “E considerando que os estrangeiros não gastarão, o gasto dos brasileiros no exterior, caso sejam realizados no doméstico, duplicariam a movimentação turística por aqui. No entanto, temos uma estimativa muito baixa, de apenas 1/3, com relação a este valor que o brasileiro gastava no exterior para gastar no Brasil nestes próximos meses”, destacou Favilla.

 

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