Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

OMT cobra governos por medidas concretas: “só palavras não salvarão empregos”

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT

Durante a terceira reunião do Comitê Global de Crise do Turismo, convocada pela Organização Mundial do Turismo, o secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili, estimulou os integrantes do grupo a pressionarem líderes globais por medidas mais concretas para salvar o setor e afirmou que já chegou o momento de governos “ultrapassarem as palavras”.

“Esta crise mostrou a força da solidariedade através das fronteiras. Porém, palavras e gestos agradáveis ​​não protegerão empregos nem ajudarão muitos milhões de pessoas cujas vidas dependem de um setor turístico próspero. Os governos têm a oportunidade de reconhecer a capacidade única do turismo de não apenas oferecer emprego, mas também promover a igualdade e a inclusão. Nosso setor provou sua capacidade de se recuperar e ajudar as sociedades a se recuperarem. Pedimos que agora o turismo receba o apoio certo para liderar novamente os esforços de recuperação”, afirmou Pololikashvili.

A elaboração de respostas financeiras e econômicas tem sido o foco de reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial nesta semana, enquanto a Comissão Europeia vem aprimorando a cooperação política na União Europeia. Na reunião do Comitê de Crise do Turismo também foi abordado o pedido da Arábia Saudita do G20 para que governos, organizações privadas e filantropas contribuam com US$ 8 bilhões para resolver o déficit de financiamento existente e enfrentar adequadamente a pandemia.

O relatório da OMT “Restrições de viagem” observa que 96% de todos os destinos mundiais introduziram restrições completas ou parciais desde o final de janeiro. O secretário-geral também pediu aos governos que levantem essas restrições assim que for seguro fazê-lo, a fim de garantir uma retomada segura do setor. O Comitê Global de Crise do Turismo está trabalhando em um Plano de Recuperação, que será centrado em fronteiras abertas e conectividade aprimorada e no aumento da confiança do consumidor e do investidor.

A OMT destacou em comunicado que lançará em breve um novo pacote de assistência técnica de recuperação. Isso permitirá que seus Estados-Membros desenvolvam capacidade e melhor o mercado, além de promoverem o setor de turismo nos próximos meses desafiadores.

Receba nossas newsletters