Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião

OPINIÃO – Um vírus adoece o Turismo mundial

Por Oreni Braga*

Oreni Braga

Oreni Braga

Pois é! Que a economia mundial está em estado de alerta com o surgimento inesperado do Coronavírus, isso todo mundo já começou a perceber, mas existe um setor que adoeceu e pode precisar de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, que é o Turismo. Destinos turísticos reconhecidos mundialmente, que nesse período de cada ano, estão com seus hotéis lotados, começam a amargar com o cancelamento de reservas, visto que as pessoas estão assustadas e com medo de viajar, por conta do efeito multiplicador do vírus na Europa, na Ásia, nas Américas e demais Continentes.

Por outro lado, quem trabalha no setor como as tripulações de aeronaves, os profissionais de hotelaria e outros que tem funções de contato mais próximo com o turista, estão vulneráveis, pois mesmo com a queda assustadora nas vendas de viagens junto às agências de turismo, ainda tem gente viajando, uma vez que algumas atividades comerciais não podem parar, e ninguém pode saber se essas pessoas estão ou não contaminadas com o mal. Então, quais os cuidados que esses trabalhadores precisam tomar para evitar a contaminação?  É muito preocupante se deparar com um cenário onde a Europa começa a amargar com esse vírus. As agências de viagem da França cancelaram em 99% as reservas para a China. A Itália começa a enfrentar um colapso na demanda que tinha como certa. Em Portugal, a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Similares alerta ao governo de que o setor pode quebrar.

A Alemanha acabou de cancelar uma das maiores feiras de turismo mundiais que é a ITB – Bolsa Internacional de Turismo Berlin 2020, representando um enorme prejuízo para o turismo mundial. Em 54 anos esse evento nunca sofreu cancelamento. É uma feira que conta com mais de 180 países e mais de 10 mil expositores. Lamentável! Outros países dos demais continentes começam a enfrentar as mesmas retrações, incluindo o Brasil. São 54 países que já registraram pessoas infectadas com o Coronavírus.  Na Ásia: Coreia do Sul (2.337); Japão (228) + 705 do navio; Cingapura; (93); Tailândia (41); Malásia (23);Vietnã (16); Filipinas (3); Índia (3); Paquistão (2); Afeganistão (2); Nepal (1); Camboja (1); Sri Lanka (1). Na Europa: Itália (655); Alemanha (48); França (38); Espanha (25); Inglaterra (18); Suíça (8); Suécia (7); Croácia (3); Áustria (3); Grécia (3); Rússia; 2); Lituânia (1); Georgia (1); Irlanda do Norte (1); Noruega (1); Bélgica (1); San Marino (1); Países Baixos (1); Macedônia do Norte (1); Bielorrússia (1); Romênia (1); Estônia (1); País de Gales (1). No Oriente Médio: Irã (338); Kuwait (43); Bahrein (33); Emirados Árabes Unidos (19); Iraque (7); Omã (4); Israel (3); Líbano (2). Nas Américas: Estados Unidos (60); Canadá (14); Brasil (1); México (1). Na África: Egito (1); Argélia (1); Nigéria (1). Na Oceania: Austrália (23); Nova Zelândia (1).

Como deu para perceber, o mundo está contaminado. Então a pergunta é: Viajar pra onde? Embora o Coronavírus comprometa, substancialmente, o turismo internacional, existe uma saída menos preocupante para quem quer usufruir de suas merecidas férias: O Turismo Doméstico! Viaje pelo Brasil e seja contaminado com as belezas da natureza, da gastronomia e do multiculturalismo desse país abençoado por Deus!

* Oreni Braga é especialista em Ecoturismo e mestre em Gestão e Auditoria Ambiental

Receba nossas newsletters