Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Paraupebas (PA) quer fazer do Turismo um vetor para o desenvolvimento da cidade

Rodrigo Mota, secretário de Turismo de Paraupebas (PA)

Rodrigo Mota, secretário de Turismo de Paraupebas (PA)

Paraupebas é uma cidade localizada no sudeste do Pará e a cerca de 720 quilômetros da capital, Belém. Desde 2019, o município vem chamando a atenção pela sua participação nas principais feiras do Turismo com o objetivo de mostrar a sua oferta ao trade. O objetivo, porém, é muito mais amplo e profundo: o destino quer tornar o Turismo um vetor da economia local.

A economia do município gira em torno da mineração. Paraupebas é conhecida como a maior província mineral do planeta e conta com uma base da Vale. Partindo do principio de que o recurso é finito, a cidade busca uma nova matriz econômica e escolheu o Turismo. O exemplo a ser seguido é o de Dubai, que aposta na indústria de viagens para substituir o petróleo.

Durante a Abav Expo 2021, o secretário de Turismo de Paraupebas, Rodrigo Mota, conversou com o M&E e apresentou o projeto do município. “Hoje a cidade vive da mineração, com a maior mina a céu aberto e uma das mais ricas do País. Estamos usando estes recursos para construir o desenvolvimento turístico de Paraupebas”, explicou.

ATRATIVOS

Pelo menos um dos atrativos de Paraupebas já é nacionalmente conhecido: a Serra dos Carajás, unidade de conservação repleta de paisagens naturais, cavernas, cachoeiras, fauna e flora.  Mota contou que foram estruturadas quatro rotas em um espaço de 1,2 milhões de hectares. Segundo ele, são mais de 1,5 mil cavernas na região, com muitas opções de ecoturismo e turismo de aventura.

Outra potencialidade de Paraupebas está na observação de aves, mais especificamente no no Parque Zoobotânico, onde é possível explorar toda a fauna e a flora da região. Também está sendo construído no destino a maior tirolesa da América Latina, com 2,6 mil metros de extensão.

ACESSOS

Há três maneiras de chegar a Paraupebas Uma é rodoviária, mas a distância inviabiliza o Turismo neste modal. A outra é ferroviária, a partir de São Luís (MA) e que proporciona um belo trajeto turístico. A terceira opção é a via aérea. O aeroporto local, que fica a 15 quilômetros da cidade já recebe voos comerciais da Gol e da Azul, com ligações para Belém, Confins (MG) e Brasília (DF).

PRODUTO NA PRATELEIRA

A Secretaria de Turismo foi criada em dezembro de 2020 e, desde então, tem trabalhado para qualificar o trade local e preparar a cidade, que tem 300 mil habitantes, para que todo este potencial possa ser explorado. “Queremos mostrar à população todo o potencial do Turismo, que é muito grande em Paraupebas”, ressaltou. A cidade, segundo, ele está num processo de estruturação do Turismo, por isso é importante envolver toda a sociedade.

A rede hoteleira conta com aproximadamente 3 mil leitos, incluindo hotéis de rede. Até pouco tempo, eles viviam cheios durante a semana por conta das atividades da Vale. Hoje o turismo de lazer e também o interesse dos executivos em conhecer melhor a cidade, têm levado a uma ocupação alta também aos fins de semana.

Os objetivos, no entanto, vão além da alta ocupação aos sábados e domingos. Mota ressaltou que a Secretaria tem mantido contato com as operadoras e estimulado a formatação de pacotes que contemplem o destino. “Queremos colocar Paraupebas na vitrine. Sabemos que há muita coisa a ser feita”, finalizou Mota.

Receba nossas newsletters