Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações / Turismo em Dados

Parques nacionais do ICMBio recebem mais de 16 milhões de turistas em 2021

Os turistas que visitarem o Rio neste verão vão contar com uma nova atração: a visita guiada ao Parque Nacional da Tijuca. Na foto, a Cascatinha Taunay, que integra o roteiro (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu 1,7 milhão de visitas (Tomaz Silva/Agência Brasil)

As 145 unidades de conservação federais administradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) contabilizaram 16,7 milhões de visitas em 2021, o maior volume registrado em pelo menos cinco anos, superando os números pré-pandemia de Covid-19 (em 2017, quando foram registradas 10,7 milhões de visitantes).

“Estes números comprovam a ampliação do interesse por este segmento, tendência mundial para o cenário pós-pandemia. O Brasil tem um potencial gigantesco para o turismo de natureza. Por isso, continuaremos trabalhando dia após dia, com afinco, para desenvolvermos o ecoturismo no nosso país, de forma sustentável, preservando à natureza e movimentando a economia local, resultando em emprego e renda para a nossa população”, destaca o ministro do turismo, Carlos Brito.

Assim como em 2020, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, liderou o ranking das unidades de conservação mais visitadas, com mais de sete milhões de registros. O território inclui, por exemplo, as praias dos municípios de Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna, no litoral sul catarinense.

Em segundo lugar está o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 1,7 milhão de visitas, que abriga o Cristo Redentor e a Trilha Transcarioca, que compreende em seu percurso pontos como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que cruza o Rio de Janeiro, saindo da Barra de Guaratiba e chegando ao Morro da Urca.

Já na terceira posição, o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, com quase 1,7 milhão de visitas. O local abriga a Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara.

As 10 unidades de conservação mais visitadas do Brasil

  • 1º Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – 7.042.228
  • 2º Parque Nacional da Tijuca – 1.739.666
  • 3º Parque Nacional de Jericoacoara – 1.669.277
  • 4º Parque Nacional da Serra da Bocaina – 718.453
  • 5º Parque Nacional do Iguaçu – 696.380
  • 6º Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo – 653.857
  • 7º Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha – 559.638
  • 8º Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – 532.988
  • 9º Monumento Natural do Rio São Francisco – 471.705
  • 10º Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais – 334.437
Receba nossas newsletters