Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Passeio pelo Rio Bunharém abre opção turística em Porto Seguro

Embarcação ancora no pequeno cais de Os Ribeirinhos

Embarcação ancora no pequeno cais de Os Ribeirinhos

PORTO SEGURO (BA) – Um cruzeiro fluvial pelo rio Bunharém que separa a sede de Porto Seguro do distrito de Arraial d’Ajuda tem tudo para despontar nos próximos tempos como um importante roteiro turístico. A tendência do novo viajanteagora que o setor experimenta um princípio de retomada e mais ainda no pós-pandemia passa pela busca de destinos que privilegiem a natureza, de passeios ao ar livre e longe de aglomerações.

A @luandaturismo explora passeios náuticosem Porto Seguro há mais de 30anos e desde 2018 trabalha em parceria com @osribeirinhosdeporto em passeios pelo rio Bunharém para atender especificamente um público amante da natureza e do meio ambiente, harmonizado com o turismo gastronômico. Desde a décadas dos anos 1980 várias tentativas de promoção de passeios fluviais não vingaram por falta de infraestrutura. Com investimentos em embarcações próprias para esse tipo de navegação há dois anos o destino tem recebido cada vez mais visitantes.

Partindo do Píer Municipal, durante uma hora e meia navegamos pelo rio Bunharém, que nasce na Pedra do Cachorro, no estado de Minas Gerais e, após 148km, desagua na cidade de Porto Seguro. O passeio ecológico vai até a ilha do Pau do Macaco.

Durante a navegação tranquila é possível observar um estuário com 12 quilômetros de extensão, com manguezais e espécies da fauna local, além do colorido casario colonial do século 17. O conjunto forma a Passarela do Descobrimento, um dos cartões-postais mais famosos de Porto Seguro. Em seguida, à direita o barco adentra de fato no rio Bunharém que, vagarosamente começa a margear.

Reta quilométrica do rio Buranhém em direção ao restaurante Os Ribeirinhos

Reta quilométrica do rio Buranhém em direção ao restaurante Os Ribeirinhos

O visual é um encanto. O verde da vegetação em contraste com o céu azul e as águas esverdeadas em quase toda a extensão do Bunharém relaxam qualquer espírito. Falésias avermelhadas aparecem vez por outra após seguidas curvas do rio que serpenteia sinuoso o primeiro trecho antes de chegar à reta quilométrica que leva à Ilha do Pau do Macaco também marcam a bela paisagem.

GASTRONOMIA

A ilha do Pau do Macaco conta com o pequeno restaurante “Os Ribeirinhos”, de propriedade do cheff espanhol David Peregrina e Erica da Silva. Há seis anos o casal abriu sua casa ao público, transformando-a em mais que um restaurante, em um espaço de relaxamento, sossego, contemplação e atividades na natureza. Para alcançar esse Valhala, o local possui redes espalhadas embaixo de árvores, toalhas com almofadas espalhadas pela grama, frescobol, boias, bote e uma prainha de rio para um delicioso e refrescante banho. “A integração com a natureza é nosso maior bem e, claro, desconectados do mundo por algumas horas”, observa Erica, ou seja, “somos, como dizem nossos visitantes, quase que totalmente analógicos”, completa, brincando, David.

A embarcação do próprio restaurante sai do píer municipal de Porto Seguro ou de Arraiald’Ajuda.O passeio tem a duração de seis horas e inclui entradas, almoço, café ou chá.Tanto no passeio quanto na ilha, ocontato direto com a natureza é o que mais atrai quem busca sossego e tranquilidade, sem abrir mão de uma gastronomia artesanalou cozinha internacional, além de opções veganas e vegetarianas. Em uma ilha sem energia convencional todos os alimentos servidosnecessariamente tem de ser frescos, do dia. Boa parte deles é adquirida todas as manhãs no Mercado do Peixe de Porto Seguro.

REVISITANDO O BRASIL

O programa Revisitando o Brasil do Ministério do Turismo @mturismo, realizado pela Embratur @embraturbrasil, parceiros e colaboradores é uma ação de incentivo à retomada do turismo interno. Ele já passou por Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesta quarta edição, a última de 2020, a Bahia foi contemplada e desde hoje passamos a mostrar tudo o que existe de melhor em Porto Seguro e dois de seus distritosmais visitados e badalados da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Nesta primeira etapa da viagem contamos também com a parceria da @portoseguroturismo, @pspresort, @psecobahia, @grupoarturismo, @luandaturismo e @osribeirinhosdeporto.

Receba nossas newsletters